Friday, October 17, 2008

PINHAL DO REI - 700 ANOS DE FLORESTA, UMA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO NA GALERIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

A Câmara Municipal da Marinha Grande e a Autoridade Florestal Nacional / Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral inauguraram a exposição “Pinhal do Rei – 700 Anos de Floresta”, no dia 11 de Outubro, na Galeria Municipal da Marinha Grande – Edifício dos Arcos, frente ao Museu do Vidro. Para o Presidente da Câmara, Alberto Cascalho, “apresentar uma exposição fotográfica sobre 700 anos do Pinhal do Rei constitui hoje, para a Marinha Grande, para a região e para o País, bastante mais do que uma bela mostra da arte fotográfica e da deslumbrante beleza deste nosso património histórico e natural”. Uma vez mais, reafirma “de forma inequívoca o compromisso que a Câmara Municipal e a Marinha Grande assumiram decisivamente com o Projecto do Museu Nacional da Floresta”. O Presidente Alberto Cascalho acrescenta que “face à nova lei orgânica da AFN publicada no dia 8 de Agosto de 2008, torna-se agora necessário analisar e enquadrar o respectivo modelo de gestão do Museu, que poderá passar por uma decisão na qual a Câmara Municipal não descartará qualquer responsabilidade na solução que vier a ser encontrada para assegurar uma gestão sustentada e de qualidade para o Pinhal do Rei”. As inúmeras acções e actividades desenvolvidas no âmbito da preparação do Programa Museológico e da promoção e divulgação do Museu Nacional da Floresta, “são a prova mais evidente de que a Marinha Grande está determinada em concretizar este projecto que tem como objectivo central a identificação, investigação, preservação e dinamização do vasto património histórico-cultural e natural ligado à actividade florestal”. O autarca destaca que, “com esta exposição sobre 700 anos de Pinhal do Rei, prestamos homenagem a sucessivas gerações de trabalhadores, técnicos e administradores que construíram e nos deixaram este magnifico tesouro natural, tendo sabido sempre encontrar o pleno equilíbrio entre a exploração económica, a fruição lúdica pelas populações e a preservação da biodiversidade”. É pois “nosso dever dar continuidade a esta herança colectiva que ocupa cerca de 2/3 do nosso território promovendo de forma sistemática a educação cívica e ambiental das novas gerações e as acções necessárias à defesa, preservação e promoção do património constituído pela floresta pública. Para podermos atingir estes objectivos contam os com a participação empenhada de todos os marinhenses”, conclui o Presidente da Câmara marinhense.
O Director Regional de Florestas do Centro da Autoridade Florestal Nacional/Direcção Regional de Florestas, Viriato Garcez, lembra que “a Mata Nacional de Leiria ou Pinhal do Rei, é uma floresta modelo, «por se tratar de um espaço florestal de elevado interesse para o desenvolvimento da produção de material lenhoso e da protecção dos sistemas dunares e ainda de um local com grande potencial para o incremento do recreio e do turismo de natureza»”. A Mata multissecular “forneceu sempre bens e serviços essenciais ao desenvolvimento do país e da região, com qualidade e de modo sustentado”, como “a fixação das areias, a construção naval, as matérias-primas e o combustível para a indústria do vidro, o material lenhoso de qualidade, a escola de guardas e de silvicultores que sempre e com proveito utilizaram a Mata e o contributo pioneiro para a ciência florestal nas áreas da cartografia e ordenamento florestal, silvicultura e correcção torrencial”. O Director Regional esclarece que “trata-se de uma floresta que fornece madeira de pinho de qualidade e dimensões únicas no país, para abastecimento das indústrias afins e uma Mata referência que técnicos e proprietários nacionais e estrangeiros visitam obrigatoriamente, sempre que procuram conhecer a silvicultura do pinheiro bravo no país”.
700 anos de floresta em 90 fotografias
A exposição é realizada no âmbito do Projecto do Museu Nacional da Floresta e apresenta cerca de 90 fotografias dos 700 anos do Pinhal de Leiria, que abordam temas como arborização, ordenamento, infra-estruturas, biodiversidade, uso-múltiplo e a comunidade (a floresta e as gentes locais). Estão também expostos objectos e documentos relacionados com as actividades de exploração da Mata Nacional. As fotografias e imagens foram cedidas por: Unidade de Gestão Florestal do Centro Litoral / AFN, Câmara Municipal da Marinha Grande, Gabriel Roldão, José Nunes André, Raquel Ribeiro (Vertigem APP), Duarte Mendes (Vertigem APP)Cristiana Vieira (Vertigem APP). A maioria das fotografias são inéditas, nunca tendo sido exibidas ao público. A exposição apresenta colecções particulares e institucionais. A exposição “Pinhal do Rei – 700 Anos de Floresta” estará patente ao público até 26 de Outubro, de quarta-feira a domingo, das 13h00 às 19h00, (com horários flexíveis sujeitos a marcação para a comunidade escolar), na Galeria Municipal da Marinha Grande. A entrada é gratuita e merece mesmo uma visita!

No comments: