Friday, May 04, 2007

REPÓRTER ESTRÁBICO ACTUAM EM ALCOBAÇA, NO CLINIC, NA NOITE DE SÁBADO, 5 DE MAIO

A digressão Dos Pratos Para a Pista, da banda pop portuguesa Repórter Estrábico, passa por Alcobaça, na noite de sábado, 5 de Maio. Esse live act alcobacense dos Repórter Estrábico realizar-se-á no Clinic, custando cada bilhete 8 euros. Poucos dos visitantes deste blogue saberão que eu assisti, na noite de sexta-feira, 15 de Novembro de 1991, à apresentação de Uno Dos, o primeiro disco editado pelos Repórter Estrábico. Esse concerto foi apresentado em Lisboa, no Teatro S. Luiz, reunindo a especial particularidade de servir também de apresentação ao álbum Mimi Tão Pequena e Tão Suja, de Vítor Rua com os seus Pós-GNR. Devo aqui referir que saí muitíssimo satisfeito desse concerto duplo, embora Jorge Dias o tenha classificado dois dias depois, numa crítica publicada no Público, como um "Massacre Auditivo". Concordei então muito mais com Miguel Crespo, que em crítica publicada no mesmíssimo domingo, no Correio da Manhã, evidenciava que "Apostas Diferentes Puseram S. Luiz de Olhos Trocados". Efectivamente assim foi, tendo-se as opiniões dividido muito claramente, e ainda recordo que depois do concerto, eu e o meu amigo Jorge Ventura, então meu companheiro de armas no Júri do Concurso de Música Moderna de Alcobaça, nos travámos de razões à porta do S. Luiz, ele em defesa dos Repórter Estrábico (então liderados por Antóno Olaio) e eu em defesa dos Pós-GNR (sempre liderados pelo meu indefectível amigo Vítor Rua). Curiosamente, na memória desse concerto marca ainda lugar muito especial o encore dos Repórter Estrábico, em que Vítor Rua colaborou como solista convidado na interpretação do inesquecível John Wayne, fazendo-o com tanta classe e desenvoltura que a maioria dos Repórter Estrábico de então se perdeu mesmo por esse caminho musical...
Os Repórter Estrábico de hoje já não são os mesmos, como refere Emma Luis na edição de Maio do magazine Verniz, mas a verdade é que ainda não foram esquecidos:
"Movidos de um techno pop pertinente, inovador e irónico suficiente para fazer o público corar, os Repórter Estrábico tornam a invadir Alcobaça. Depois da primeira estadia para “reportagem” na cidade, a banda regressa para um encontro marcado “em directo” a partir das instalações da clínica mais famosa da região para tornar essa noite uma noite inesquecível para todos os que têm consulta marcada. Atenção aos pacientes mais sensíveis. Este poderá ser um concerto que aumenta as pulsações…
O alinhamento é imperdível com a reinvenção e transformação dos vinte e dois principais êxitos da banda e com o projecto Remix - A Digressão dos Pratos para a Pista - em parceria com consagrados DJs.
Cruzando a programação digital com o desempenho dos músicos, num formato clássico de canção popular, esta fórmula é, como afinal sempre foi, a imagem de marca da banda. Não vai faltar atitude nem experimentalismo sonoro neste concerto. Depois dos discos indispensáveis “Uno Dos” (1991) “1bigo” (1994), “Disco de Prata” (1995), “Mouse Music” (1999), o Ep “Requiem” (2002), “Eurovisão” (2004) e a participação no projecto “Três Pistas” – Antena 3 (2005), é tempo de subir de novo ao palco e curarem-nos de todos os males. Temas como “Mama Papa”, “Malditos Headphones”, “Weather Girl” ou “2ª Pele” fazem parte da prescrição e são agora apresentados mais fortes que nunca, musculados no timbre.
Para além da música, a parte visual não será descurada, com projecções realizadas para o momento em particular, compondo uma experiência que vai muito para além do que se ouve. Para aqueles que não costumam ir ao médico, chegou o momento de mudarem de ideias. Podem ir, sem medo e assistir à festa, mesmo sem receita médica. Nas palavras dos próprios Repórter Estrábico a palavra de ordem é e será: Entra na Dança!"
Já se sabe que vai ser no Clinic e que é pecado faltar...

No comments: