Friday, October 12, 2007

PRÉMIO DE REVELAÇÃO ARTÍSTICA D. BENTA DE AGUIAR CONTINUA A MARCAR AGENDA CULTURAL DESTE ANO NO CONCELHO DE ALCOBAÇA

O Prémio de Revelação Artistica D. Benta de Aguiar, cujo regulamento já foi publicado neste blogue, continua a marcar a agenda cultural do concelho de Alcobaça durante este ano. Como é público, continua a ceorrer, até 31 de Dezembro, o prazo de apresentação de candidaturas, nas várias áreas que aquele evento engloba. Entretanto, o Bazar das Monjas de Coz, entidade privada organizadora daquele acontecimento cultural, divulgou o Troféu, de autoria de Margarida Metelo, que (além do prémio pecuniário anunciado) será entregue ao vencedor da primeira edição do Prémio de Revelação D. Benta de Aguiar. Essa divulgação foi feita nos seguintes termos:
"De acordo com a estratégia definida para a divulgação do Prémio de Revelação Artística D. Benta de Aguiar (PRADBA), é com grande prazer que vos anunciamos agora o Troféu PRADBA 2007, da autoria da escultora Madalena Metelo, e que foi produzido por sugestão do nosso querido amigo e consagrado escultor alcobacense José Aurélio, durante um estágio realizado pela autora no seu atelier em Alcobaça durante o Verão de 2007 .
Madalena Metelo nasceu em Lisboa em 1981. É elemento do Centro de Estudos Volte Face - Medalha Contemporânea e elemento fundador do Núcleo de Escultura, sedeado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Entre 1987 e 1998 estudou Piano e Formação Musical em escolas particulares e no Orfeão de Leiria. Em 1999 ingressou na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tendo ali frequentado o 2º ano do curso de Pintura. Em 2003 concluiu o Bacharelato em Artes Plásticas - Escultura pela mesma Faculdade. Paralelamente frequentou cursos nas áreas da História da Arte, Medalhística, Fundição e Raku em Universidades e Museus Portugueses. Em 2005 concluiu a sua Licenciatura em Artes Plásticas - Escultura. Especializou-se na tecnologia de Escultura em Pedra. Frequentou também os cursos de Cerâmica, Fotografia, Desenho, Medalhística e Escultura em Metal na mesma FBAUL. Participou em diversos concursos na área da Escultura, Medalha e Troféu. Em 2007 realizou o Curso de Cerâmica Criativa no CENCAL, Caldas-da-Rainha, com estágio curricular orientado pelo escultor José Aurélio, durante o qual executou o Troféu PRADBA 2007".
Não esqueçam, amigos e visitantes, que ainda podem entregar os vossos trabalhos a concurso até ao fim do ano... Força!

No comments: