Monday, September 15, 2008

THEATRE OF GLASS (S. A. MARIONETAS & PUPPET LINK) ESTREIAM A SUA TEMPESTADE EM PORTUGAL - NA MARINHA GRANDE

Estreia em Portugal
A Câmara Municipal da Marinha Grande, a S.A.Marionetas e a PuppetLink ,
Apresentam “TEMPESTADE” pelo Theatre of Glass,
dia 20 de Setembro 2008 pelas 21.00 Horas.
Espectáculo Inaugural da 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande
No Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande
“TEMPESTADE” - Theatre of Glass
teatro de sombras a uma escala Cinematográfica
O Theatre of Glass (S.A.Marionetas + PuppetLink) tem o prazer de anunciar a estreia nacional da nova produção teatral – Tempestade – com teatro de sombras a uma escala cinematográfica, marionetas de vidro e instrumentos musicais de vidro construídos especificamente para o efeito.
O Theatre of Glass nasceu da colaboração entre a companhia de teatro de marionetas PuppetLink (West Midlands - Inglaterra) e a S.A.Marionetas (Alcobaça - Portugal).
Ao longo de vários meses, para tornar possível a estreia de Tempestade, as companhias trabalharam nos dois países desenvolvendo novas técnicas de teatro de sombras a uma escala cinematográfica, usando marionetas de vidro, areia e água, projectando as sombras pela movimentação de pontos de luz num ecrã de 7m x 5m.
Em simultâneo, em Portugal, designers e mestres vidreiros da mundialmente conhecida Atlantis Crystal (Cós) e do Crisform (Centro de Formação Profissional para o Sector da Cristalaria – Marinha Grande) criaram as marionetas para Tempestade.
Uma ecléctica instrumentação está a ser utilizada pelos músicos-compositores, Inglês e Português, para criar a música que guia o espectáculo, e que inclui taças de cristal com e sem água, carrilhão e vibrafone de vidro guitarras eléctricas e acústicas, sons manipulados por um “granulador” (programa informático) e saltério – uma espécie de harpa medieval. A maior parte destes instrumentos - em vidro, madeira/cordas e Perspex – foram concebidos de forma a criarem impacto tanto quando projectados bem como quando tocados.
Tempestade é fiel às temáticas abordadas na peça The Tempest de Shakespeare mas é no essencial um espectáculo não verbal. Apesar de apresentar fragmentos de linguagem poética, a história é contada com imagens e sons. Com a mistura de Shakespeare, teatro visual original, teatro de marionetas e de sombras, manipulação de objectos, música tradicional e contemporânea, Tempestade destina-se a um público adulto e jovem (maiores de 9 anos).
Criação:
A ideia para o Theatre of Glass surgiu em 2007 pela S.A.Marionetas de Portugal e a PuppetLink do Reino Unido, cujos directores artísticos – José Gil e Clive Chandler – foram inspirados pela possibilidade de criar teatro de sombras pela da projecção de luz através de vidro. Com colaboração dos artistas do Crisform a da Atlantis Crystal em Portugal, esta ideia concretizou-se na inovadora produção de Tempestade.
Da mesma forma que apresenta técnicas experimentais de teatro de sombras, Tempestade, apoia-se na música original para criar a sua história e dinâmica. Os nossos talentosos compositores/músicos estão a criar a música com instrumentos tradicionais, som manipulado informaticamente, assim como com instrumentos criados especificamente para esta produção – taças e carrilhão de cristal, vibrafone de vidro e saltério de duplo cordame.
Um agradecimento especial a Janine Christley do Festival Internacional do Vidro de Stourbridge, pelo encorajamento e incentivo para este trabalho, e a Catarina Carvalho do Museu do Vidro da Marinha Grande.
História:
Tempestade conta a história de Próspero e da sua filha que foram deixados à deriva num barco há 12 anos. Próspero era o Duque de Milão, mas o seu irmão conspirou com o Rei de Nápoles e usurparam o seu ducado. Próspero e a sua filha de 3 anos, Miranda, sobreviveram à terrível provação chegando a uma Ilha onde habitam desde então. Miranda é agora uma jovem enquanto Próspero envelheceu. A Ilha é um local misterioso cheio de estranhos sons e paisagens. Exceptuando um espírito chamado Ariel, e um ser chamado Caliban, é um local deserto. Caliban é o filho de Sycorax uma bruxa banida para a ilha há muitos anos atrás, que morreu antes ainda da chegada de Próspero e Miranda. No início Ariel era seu servo, e antes da morte de Sycorax, esta aprisionou-o numa árvore onde ficou em agonia durante 12 anos até à chegada de Próspero. Grato pela libertação, Ariel serve agora Próspero mas sonha com a sua liberdade absoluta. Caliban está também sujeito ao poder de Próspero, estando severamente restringido por causa do perigo que representa para Miranda.
Graças à Providência, os perpetradores do golpe palaciano contra Próspero navegam ao largo da Ilha. Próspero é um homem de grandes conhecimentos e utiliza os seus misteriosos poderes para criar uma tempestade que encalha e destrói o navio. Aparentemente todos se afogaram. Na verdade, Próspero e Ariel colocaram o grupo a salvo em diferentes locais na Ilha. O Rei, Alonso, está convencido de que o seu filho Ferdinand se afogou, e este, por sua vez, está convencido que perdeu o pai. Próspero e Ariel trabalham em conjunto de forma a levar o grupo de conspiradores à beira da loucura. Por outro lado, juntam Ferdinand e Miranda, que inevitavelmente se apaixonam. Por fim, os culposos arrependem-se dos seus pecados passados e Próspero perdoa-lhes. O Navio é restituído, Ariel é libertado e todos abandonam a Ilha regressando a Milão onde Próspero recuperará o Ducado. Caliban é deixado na Ilha, que desde o início tinha reclamado como sua por legítimo direito. Próspero conseguiu emendar o mal de que tinha sido alvo, e talvez mais importante ainda assegurou o futuro da sua filha. Consciente de que tinha usado os poderes sobrenaturais até ao limite, decide deixá-los para sempre. De uma forma ou de outra todos são libertados.
-Theatre of Glass-
Director Artístico: Clive Chandler
Direcção de Manipulação: José Gil
Produtores: Sally Rew e Sofia Vinagre
Músico-compositor: Edward Briggs
Músico: Hugo Trindade
Actores-Manipuladores: Marcus Fernando, José Gil, Tina Hofman, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre
Design de Ariel: Hugo Amado - Atlantis Crystal
Artistas vidreiros: Nelson Dinis, Rita Barata, Joana Silva - Crisform
Criação de Marionetas: José Gil
Técnico de Iluminação: Jim Duncombe
Técnico: Chris Cuthbert
Vitrais: Rachel Elliott
Ilustrador: John Crane
Saltério: Paul Baker
Vibrafone de vidro: Jim Doble - Elemental Design
Estudantes de música : Michael Hukins, Sarah Price
Fotografia: Marcus Fernando
Co-Produção : S.A.Marionetas e PuppetLink
Dizem que é uma produção artística notável. Vamos certamente confirmá-lo!

No comments: