Thursday, February 26, 2009

FESTA DE LANÇAMENTO DA COMPILAÇÃO THIS IS INDUSTRIAL, NO PORTO, NO CACE

Festa de lançamento da compilação de música Portuguesa
:::::::::::::: THIS IS INDUSTRIAL [pt] :::::::::::::::
SÁBADO - 28 de FEVEREIRO - CACE CULTURAL DO PORTO (espaço Panmixia)
Programa : 5 bandas em palco + 2 pistas de dança.
-o conceito e o disco-
A música Portuguesa de raíz Industrial está de parabéns. Existem hojeinúmeros projectos em franco desenvolvimento, provando a vitalidade deuma das mais diversificadas correntes de expressão urbana, e abrindoum potencial de crescimento sem precedentes. São muitas e boas, aspropostas nacionais que justificam o registo desta e de futurascompilações. This Is Industrial [pt] é o primeiro avanço neste formato de reunião.O tema é explícito e a alienação (à música comercial) é implícita. Omeio-ambiente que fomentou a interacção é o fórum IndustrialPT, sítioonline de participação livre e cada vez mais de informação e encontroda "imensa minoria" que se interessa por música de origem Industrial,seja no rock, na electrónica ou em qualquer outra forma final,nacional ou internacional. O desafio deste disco partiu da activíssimanetlabel Enough Records - editando e lançando online em Dezembropassado - e é materializado nesta festa com a edição digipack(limitada) pela internacionalmente aclamada editora Thisco.
-o concerto e as bandas-
O disco reúne 15 propostas, das quais 5 actuam em palco neste evento.O concerto é único, como a interacção de um fórum real, e a ordemtradicional de cinco concertos é por uma noite desconstruída. Cadaprojecto participa várias vezes no dito concerto único, como se de umaorquestra Industrial se tratasse, sem intervalos, num total de 15actos. O concerto decorre entre as 23h00 e as 02h00. Participam os Sektor 304 [industrial em estado puro], Aktivehate [electroindustrial], U.M.M. [punk EBM], Waste Disposal Machine [rockindustrial] e Sci-Fi Industries [electrónica dnb industrial]. Imperdível. Concerto industrial múltiplo, desconstruído em 15 actos, com:
-o local e a festa-
O local do evento é também um caso raro. Situado na área oriental da antiga Central Eléctrica do Freixo, no Espaço Panmixia do CACECultural do Porto, é pela proximidade ao património arqueológico Industrial da cidade um acaso muito feliz. O interior do edifício que alberga a festa nas suas várias partes é cuidadosamente preparado peloprojecto UáUá, um novo organismo de intervenção na cultura urbana.UáUá é um motor de pesquisa e divulgação das artes alternativas, e também um agente integrador de diversos movimentos, como esta produção é disso exemplo.
Na sequência do concerto múltiplo, abrem as duas pistas de dança: aárea central de imediato dá lugar ao Club Underworld, a noite da SoundFactory dedicada às electrónicas de origem Industrial; uma segunda pista funciona de contraponto, complementando a nave-discoteca com a zona Rock das históricas festas Synergy. Até ao amanhecer...
Um disco, quinze propostas, cinco bandas num concerto único, duas pistas de dança, bares e zonas de estar/sentar, vista sobre o rio Douro, parque de estacionamento interno para toda a audiência, acesso directo por auto-estrada via ponte do Freixo, rotunda do Freixo, rua do Freixo, proximidade com a estação (CP/Metro) de Campanhã. Entrada a5 euros, e com o CD digipack vale tudo 8 euros. Um festão. Estão tod@sconvidad@s.
É de ir e ver e ouvir tudo, tudinho!

No comments: