Friday, October 27, 2006

TELECTU COMEMORA 25º ANIVERSÁRIO E CEFALÓPODE O 1º

O Telectu, formado por Jorge Lima Barreto e Vítor Rua, é provavelmente o mais importante agrupamento da nova música improvisada portuguesa. Estreou-se em 1982, na III Bienal de Vila Nova de Cerveira e desde então tem empenhada e sistematicamente editado a sua heterodoxa e experimental produção criativa em disco e em concertos ao vivo, nomeadamente com a participação de algumas das mais importantes figuras daquela tipologia a nível mundial (eu mesmo já organizei concertos em que com ele colaboraram monstros sagrados como Elliot Sharp -em Alcobaça, no Bar Ben- e Daniel Kientzy -em Leiria, no Orfeão). O Telectu prepara-se para comemorar o seu 25º aniversário e começa a fazê-lo, hoje, 27 de Outubro, com um concerto no Cefalópode, bar situado em Lisboa, junto ao Castelo de S. Jorge, que, muito curiosamente, comemora amanhã à noite o seu 1º aniversário, com uma Jam Session Free Style, com entrada à borla, que promete continuar noite fora, podendo mesmo proporcionar aos mais persistentes um inesquecível nascer da manhã de domingo, para isso lhes bastando descer um bocadinho na encosta daquele castelo e chegar ao Miradouro de Santa Luzia.
E se a história do Telectu merece especial referência a do Cefalópode para isso se encaminha decididamente, dado que aquele bar nasceu precisamente no mesmíssimo local onde em tempos não muito longínquos funcionou o Cantador-Mor de Fernando Tordo e José Carlos Ary dos Santos, sendo portanto um local carregado de música, poesia e luxúria, um luxo de luxúria, como diriam os mais versados nestas coisas!
O Nas Faldas da Serra deixa aqui votos de muitos parabéns ao Telectu e ao Cefalópode, esperando que a sua festa dure mesmo até às tantas!!!

No comments: