Tuesday, July 27, 2010

S.A. MARIONETAS ESTREIA PORTUCALE EM SANTA MARIA DA FEIRA

A Companhia S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos, apresenta em estreia mundial, a sua mais recente produção “PORTUCALE” de Natacha Costa Pereira, José Gil e Sofia Vinagre, dia 29 de Julho pelas 19.00 horas em Santa Maria da Feira, dentro do recinto da Viagem Medieval.

A nova produção intitulada “Portucale” recria o período desde o casamento de D. Henrique com D. Teresa até à batalha de Ourique onde D. Afonso Henriques é aclamado de “Rei” pelos seus soldados entusiasmados pela vitória.

Utilizam-se marionetas de mesa e varão que trabalham numa estrutura móvel. As actuações realizam-se em cima da estrutura, mas quando transportada pelos três elementos da trupe, esta, tem uma cobertura de pano e é decorada por duas gárgulas recriando um animal de duas cabeças. Utiliza-se assim um símbolo bastante popular usado na época, ficando todo o palco disfarçado de carroça/animal.

Através da pesquisa em iluminuras e textos da época reproduzimos duas das possíveis técnicas de manipulação que eram utilizadas. A técnica de “marionetas de varão” e “marionetas de mesa”. Desta forma criámos as marionetas utilizando madeira e ferro, recriando também as roupas e a forma da trabalhar a madeira da época para que o resultado final seja o mais aproximado. Os marionetistas também receberam a mesma atenção pois estão há vista do público. A iluminação do espaço cénico também foi pensada da mesma maneira utilizando velas de pavio grosso. A narrativa foi criada com rigor no que respeita aos acontecimentos, mas claro com alguns ”toques” de humor com é usual nas produções da companhia, utilizado para isso algumas vezes a interacção entre os próprios marionetistas que estão há vista do público, bem como a relação entre as marionetas – público e marionetista.

Ficha Artística

Texto Original: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Construção das Marionetas: Natacha Costa Pereira, José Gil

Marionetistas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil

Cenografia: Natacha Costa Pereira e José Gil

Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre

Figurinos dos Marionetistas: Sofia Vinagre

Pesquisa: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Pintura das Marionetas: José Gil

Estruturas: José Gil

Fotografia: Sofia Vinagre

Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

( Este espectáculo irá estar em cena de 29 de Julho a 8 de Agosto de 2010, na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira, dentro do recinto do evento, 5 sessões por dia, entre as 17.00 h. e as 24.00h.)

É de ir!

No comments: