Thursday, October 12, 2006

QUANDO MAOMÉ NÃO VAI À MAÇÃ, VAI A MAÇÃ A MAOMÉ (NUM POST DE QUE NOS PODEMOS GABAR SER O ÚNICO COM O PERCURSO CORRECTO DA CAMINHADA DA MAÇÃ!)

Começa esta tarde em Alcobaça, no (espera-se que) quase defunto Mercoalcoa mais uma edição do evento Mundo da Maçã/ Maçã de Alcobaça. Esperando-se que esta sua edição de 2006 repita e melhore os excelentes resultados dos anos anteriores, não podemos deixar de aqui deixar nota sobre duas sedutoras novidades da sua programação deste ano.
A primeira dessas notas vai direitinha para amanhã, sexta-feira, 13 de Outubro, e para a aliciante proposta de um Almoço de Negócios em que a maçã vai ser a rainha do cardápio. É mesmo uma boa ideia! No que respeita à segunda dessas ideias que tanto encantaram o Nas Faldas da Serra, ela é uma das que ultrapassam todas as expectactivas. Trata-se da radicalíssima Caminhada da Maçã, que a organização daquele evento propõe a todos os caminheiros que se desejem também transformar em devotos da maçã em movimento. Quem estiver interessado em participar deverá inscrever-se previamente, telefonando para o nº 262580810, ficando também a saber que terá direito a um prémio de participação (esperamos que não seja uma besta à Guilherme Tell...). Depois desse importante acto, basta aguardar até ao próximo domingo, 15 de Outubro, e aparecer devidamente equipado um pouco antes da 9 e 30 da manhã, no Mercoalcobaça, de onde será dada a partida. O percurso dessa inovadora Caminhada da Maçã, inicia-se então junto àquele (espera-se que) quase defunto pavilhão, seguindo então o seguinte trajecto (que este blogue se orgulha de ser o único a publicar correctamente, dfado não existir nenhuma rua Dr José Vicente de Sousa em Alcobaça). Reza então assim o percurso dessa Caminhada da Maçã:

Mercoalcobaça
Avenida Professor Joaquim Vieira Natividade
Rua Dr José Nascimento e Sousa
Rua Araújo Guimarães
Praça da República
Rua 16 de Outubro
Rua Alexandre Herculano
Mosteiro de Alcobaça
Praça D. Afonso Henriques
Rua D. Pedro V
Rua Costa Veiga
Escola EPADCR
Museu Agrícola
Seguir a estrada para a mata (para apanhar a estrada do Casal da Ortiga)
Descer na estrada dos choupos em direcção à Cooperfrutas
Cooperfrutas
Rua de Leiria
Rotunda do Hospital
Rua de Olivença
Rua Luís de Camões
Bombeiros Voluntários de Alcobaça
Rua dos Bombeiros Voluntários
Mercoalcobaça

E aí terminará a Caminhada da Maçã, que promete, no minimo, levar a maçã a quase toda a cidade de Alcobaça. E aqui recordo, com saudade, uma frase dita pelo meu pai ao nosso então vizinho Engenheiro Agrónomo Martins no próprio dia 25 de Abril de 1974: Sr Engenheiro, só haverá democracia em Portugal quando todos os portugueses puderem ter fruta à sua mesa. Talvez não deixasse de ter muitíssima razão... Viva a maçã de Alcobaça e quem a apoiar!

No comments: