Monday, February 09, 2009

ASTRONOMIA À TERÇA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Astronomia à Terça
16H00
ENTRADA LIVRE
No âmbito do Ano Internacional da Astronomia 2009, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta o ciclo de palestras ASTRONOMIA À TERÇA. Trata-se de comunicações para o público em geral que se realizam uma vez por mês, sempre à Terça-feira, às 16H00, no Anfiteatro do Museu da Ciência.
NEUTRON STARS AND THEIR VARIOUS FACES - FROM PULSARS TO MAGNETARS
Pawel Haensel (Nicolaus Copernicus Astronomical Center, Polónia)
10 de Fevereiro
The talk will start with the neutron star birth in SNII explosions. Their structure will be briefly described, stressing our ignorance & uncertainties about dense cores. Various observed faces of neutron stars will be reviewed: radio pulsars, X-ray pulsars, X-ray bursters, magnetars, and millisecond pulsars as recycled old pulsars. Finally, it will be summarized why neutron stars are "superstars". Será proferida em inglês sem tradução.
A VISÃO CIENTÍFICA DO UNIVERSO NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
Orfeu Bertolami (Instituto Superior Técnico)
10 de Março
Nesta palestra serão discutidas as descobertas mais marcantes sobre a estrutura em larga escala do Universo e os seus constituintes, assim como a sua relação subtil com a Física microscópica.
UM BREVE ROTEIRO DA ASTRONOMIA EM PORTUGAL
Fernando Figueiredo (Universidade de Coimbra)
21 de Abril
Em 1984 é criado o primeiro curso universitário em Astronomia (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto). Até esta data não existia em Portugal nenhuma formação de base (licenciatura) em Astronomia. Os astrónomos portugueses tinham formação superior em Engenharia Geográfica, Matemática ou Física, seguindo a formação pós-graduada de Astronomia. E recuando mais no tempo? Como foi evoluindo o ensino da ciência astronómica? Nesta palestra conheceremos algumas datas e períodos relevantes da história da Astronomia portuguesa, com especial enfoque no século XVIII, quando a Astronomia se eleva ao mais elevado estatuto entre as ciências com a criação do Real Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra.
Ciência a valer e para valer, no Museu da Ciência da Univeridade de Coimbra.
É de ir!

No comments: