Monday, November 06, 2006

CEDECE LANÇA DVD E APRESENTA (O SEU) ÚLTIMO ESPECTÁCULO DO ANO NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Sou muito mais fã da CeDeCe que do Scolari... E já o sou desde a primeira vez em que a vi actuar, ainda então Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal. Também sou fã de Setúbal e da Caixa Geral de Depósitos. Não tenho é grande pachorra para aturar o (tal) Scorari... A primeira vez que presenciei uma actuação da CeDeCe foi em Alcobaça, na primeira edição do Cistermúsica, em 1992. Apesar da qualidade do espectáculo de então, não pude deixar de lamentar as deficientes condições logísticas em que ele foi então apresentado. O local foi então o Refeitório do Mosteiro e não pude deixar de apreciar a dignidade e a qualidade técnica e criativa do espectáculo então ali apresentado, apesar de ter sido apresentado num salão muito bom para fazer almoços e jantares mas incompatível com qualquer género de arte que exija boas condições acústicas e temperatura condizente ...
O que agora aqui nos traz é, porém, o facto de a CeDeCe ter preparado um dia cheio de (muito) interessantes actividades, para o próximo sábado, 11 de Novembro. Esse dia dedicado à dança pela CeDeCe (o que faz todos os dias, seja a favor ou contra a maré...) começa à tarde, às 16 e 30, no Pequeno Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, com a apresentação integral de um seu DVD que inclui o bailado O Flautista (uma história de encantar, pensada, coreografada, dançada e realizada para os mais novos). Além dessa apresentação do DVD, o seu realizador João Tochas ensinará aos presentes como aceder aos seus extras, havendo ainda dois exemplares a sortear entre dois sortudos assistentes desse acontecimento (para isso bastando ter juízo e sorte...).
O lançamento e apresentação directa ao público daquele DVD ocorrerá no mesmíssimo sábado, 11 de Novembro, à noite, no Cine-Teatro de Alcobaça , cujo Grande Auditório acolherá, às 21 e 30, a última apresentação da CeDeCe ao público alcobacense durante este ano. Será apresentado o espectáculo de bailado Feed Back 2007, que integrará solos, duetos e toda a companhia em obras marco do bailado contemporâneo, coreografias de Vasco Wellemkamp, Gagik Ismailien, António Rodrigues, Jocken Heckman e ainda Sónia Rocha e Maria João Pires. Aqui recordando este blogue que a sua actuação no I Cistermúsica em 23 de Maio de 1992 também incluiu a apresentação de coreografias desta duas últimas, numa época em que Sónia Rocha era ainda estagiária A da companhia (esse hábito de dar oportunidade de os novos -bons- valores poderem mostrar a sua produção artística impressionou-me desde então muito favoravelmente na companhia dirigida por Maria Bessa e António Rodrigues).
Os nossos visitantes que gostam de dança já sabem então que no próximo sábado, 11 de Novembro, todos os caminhos vão dar ao Cine-Teatro de Alcobaça!

No comments: