Tuesday, November 07, 2006

WIM MERTENS ACTUARÁ EM DUO COM A VIOLINISTA GUDRUN VERCAMPT NO CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA, EM 7 DE DEZEMBRO

Numa semana em que se aproxima a comemoração do 2º aniversário da reabertura do Cine-Teatro de Alcobaça ao público, após as suas recentes, necessárias e bem sucedidas obras de recuperação e requalificação, lembrámo-nos de aqui destacar aquele que será, certamente, um dos grandes espectáculos do ano em Alcobaça. Escrevo já sobre o espectáculo marcado para a noite de 7 de Dezembro deste ano no Grande Auditório daquele Cine-Teatro, que trará a Alcobaça um dos maiores teóricos da música minimal e um importante músico belga: Wim Mertens. Wim Mertens tornou-se conhecido e admirado em todo o mundo musical no início da década de 1980, altura em que além de ter escrito e publicado o seu importante ensaio American Minimal Music, fundou a editora Les Discs du Crepuscule e o seminal agrupamento Soft Verdict, através dos quais deu a conhecer ao mundo a sua arte criativa e interpretativa.
Wim Mertens actuará em Alcobaça num ano em que editou mais um excelente disco Partes Extra Partes, que inclui novos arranjos e novas interpretações de alguns dos temas mais famosos e apreciados da sua carreira, nomeadamente dos seus álbuns Struggle For Pleasure. Multiple 12 e Close Cover, além da banda sonora que concebeu para o filme The Belly of an Architecht de Peter Greenaway. A gravação original de Partes Extra Partes foi gravada e editada pela Flemish Radio Orchestra, sob a direcção do maestro argentino Dante Anzolini.
Contudo, podemos aqui afirmar em primeiríssima mão que o seu concerto de Alcobaça integrará uma sua digressão em duo, com a qualificada violinista belga Gudrun Vercampt.
Gudrun Vercampt nasceu em 1966, tendo estudado com Philippe Hirshhorn e Harry Van Lysbeth. Continuou a sua formação na European Community Youth Orchestra, distendendo seguidamente a sua carreira a agrupamentos como Quadro, Musikfabriek e Champs d'Action. Presentemente, além da sua colaboração criativa com Wim Mertens, Gudrun Vercampt é também concertino da Beethoven Academie e da Nieuw Symphonie Orkest.
Deixo aqui o aviso de que essa coisa (de 7 de Dezembro) no Cine-Teatro de Alcobaça promete mesmo muito!

No comments: