Sunday, January 04, 2009

LISBOA JÁ TEM UMA LIVRARIA DE POESIA. CHAMA-SE POESIA INCOMPLETA E É UM AUTÊNTICO ACHADO!

Há cerca de três anos, durante uma viagem pelo sul e pelo centro de França, fui surpreendido, junto à catedral de Clermont-Ferrand, por uma das livrarias mais deliciosas e fascinantes que até hoje visitei. Chama-se La Compagnie du Chat Noir e trata-se, nem mais nem menos, de uma livraria sonora. Quer isto dizer que os livros ali disponibilizados ao público não o são em formato analógico, ou seja, em papel, mas sim em formato sonoro, ou seja, em CD! E existem lá umas boas centenas de livros... Essa livraria funciona simultaneamente como salão de chá e dispõe de um site na Internet, cujo endereço é http://compagnie.chat.noir.free.fr/.
Os nossos visitantes e amigos que quiserem ficar com uma ideia mais pormenorizada sobre essa irresistível livraria sonora podem consultar uma não menos fascinante reportagem do canal televisivo TV 8 / Clermont-Ferrand sobre esse espaço de cultura, consultando o endereço http://www.clermont-ferrand.fr/Compagnie-du-Chat-noir.html.
Tive esta semana conhecimento de que alguém começou a dar passos no mesmo sentido no nosso Portugal, ao saber que tinha sido inaugurada em Lisboa a primeira livraria exclusivamente dedicada à poesia no nosso país. Chama-se Poesia Incompleta e situa-se no nº 11 da Rua Cecílio de Sousa, em Lisboa, no Príncipe Real. Esse espaço de sensibilidade e muito bom gosto funciona de segunda a sábado, entre as 10 e as 19 e 45, dispondo ainda de um blogue, cujo endereço é
http://poesia-incompleta.blogspot.com. Trata-se de um autêntico jardim do paraíso para quem ama a poesia com todas as letras, não deixando Alcobaça de lá marcar um lugar muito especial, dado que entre uma sua pequena lista de coisas muito apetecíveis consta um belíssimo e raro livro do poeta alcobacense Levi Condinho: o seu Saxofone, editado pela & Etc. É uma livraria de visitar, pois é mesmo uma delícia!

2 comments:

Felisberto Matos said...

José Alberto
Esperemos que a livraria POESIA INCOMPLETA tenha muito êxito e longa vida. Tem o mesmo nome de um belíssimo livro de poesia do já falecido Mário Dionísio.
Creio que esta não será a primeira livraria só de poesia ,em Portugal.Há cinco,seis ,sete anos terá existido(não sei se ainda existe) outra no Porto.Não recordo o nome,nem tive oportunidade de a visitar.Tomei conhecimento dela através dum programa de televisão,salvo erro ,o Acontece.

José Alberto Vasco said...

Olá amigo Felisberto! Muito obrigado pelo comentário e pela observação. O aparecimento de uma livraria exclusivamente dedicada à poesia em Portugal é um verdadeiro acontecimento. Abrir uma livraria também o é... Quanto a essa livraria do Porto, penso que se refere à Poetria. Caso seja essa, ela não é inteiramente dedicada à poesia, dando igual atenção ao teatro, posicionamento que é também de aplaudir e apoiar.
Já agora, votos de felicidades para o seu novo blogue, Os Melros!