Friday, January 16, 2009

BRINQUEDOS CIENTÍFICOS, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA: NESTE FIM-DE-SEMANA!

Este fim-de-semana, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra apresenta duas actividades aliciantes em torno dos brinquedos científicos: amanhã, sábado, 17 de Janeiro, pelas 16H30, o Prof. JULIO GÜÉMEZ, da Universidade de Cantabria, fala-nos destes brinquedos e no domingo, pelas 11H00, apresenta o programa CIÊNCIA EM FAMÍLIA.
-Instrumentos Simples, Explicações Sofisticadas-
PALESTRA POR JULIO GÜÉMEZ
(Universidad de Cantabria)
17 de JANEIRO 16H30
ENTRADA LIVRE
Uma viagem pela Física a partir de instrumentos que, pela sua aparente simplicidade e pela sua utilidade na ilustração de algumas das leis mais importantes da Física, podem ser chamados Brinquedos Científicos. Diversas experiências permitem trazer à luz tanto a unidade (comportamentos diferentes têm uma explicação física semelhante, como veremos com o Boneco Teimoso e o Pássaro com Sede) como a diversidade (comportamentos aparentemente semelhantes têm uma explicação física diferente, como no Mergulhador de Descartes e no Termómetro de Galileu) da Física, bem como o seu carácter universal, a sua aplicabilidade a todo tipo de situações, desde piões a lâmpadas de plasma. Esta palestra faz parte da programação da primeira sessão Quarkiana de 2009, organizada pelo projecto Quark do Departamento de Física da FCTUC.
-Ciência em Família-
As suas crianças interessam-se por ciência?Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades. As sessões decorrem das 11h00 às 12h00 e são orientadas por cientistas e por diversos autores da colecção Ciência a Brincar, da Editorial Bizâncio.Depois do sucesso da 1º edição cheia de som, plantas e vida, apresentamos a programação para o 1º trimestre de 2009.
DESCOBRE OS BRINQUEDOS
18 de Janeiro
Será que podemos aprender ciência com os brinquedos? Já conheces o Mergulhador de Descartes ou o termómetro de Galileu? Será que o caminho mais rápido é o caminho mais curto?Julio Güémez, Universidad de Cantabria
Museu da Ciência
Laboratorio Chimico
Largo Marquês de Pombal
Coimbra
É de ir! E de não perder nem um minutinho...

No comments: