Wednesday, August 06, 2008

ORQUESTRA DO ALGARVE PROMOVE CONCURSO DE BANDA DESENHADA CONCERTOS PROMENADE

A Orquestra do Algarve, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, está a promover o Concurso de Banda Desenhada Concertos Promenade. O Concurso está integrado no projecto Ciclos de Concertos Promenade, uma iniciativa levada a cabo pela Orquestra do Algarve há cerca de três anos. Procurando cativar ainda mais as famílias e, especialmente, o público mais jovem, é importante que os materiais de comunicação associados a este ciclo de concertos sejam apelativos e, sobretudo, marcados pela originalidade e dinamismo. É este o objectivo fundamental deste projecto: a banda desenhada vencedora deste Concurso irá ser publicada e distribuída no próximo Ciclo de Concertos Promenade, a realizar nas cidades de Faro, Évora e Santarém. Os trabalhos serão integrados nas brochuras de apresentação do programa de cada concerto.
OBJECTIVOS
O concurso tem como objectivos estimular a capacidade criativa dos jovens interessados na área do Design, de forma a incentivá-los a desenvolver e a valorizar competências técnicas e de criatividade no âmbito da Banda Desenhada e da sua divulgação junto do público da Orquestra do Algarve. 1.2. A obra vencedora será exposta e distribuída ao longo dos cinco concertos que constituem cada Ciclo de Concertos Promenade, em Faro, Évora e Santarém (num total de 15 concertos).
CONCORRENTES
Podem concorrer os jovens estudantes de todas as escolas públicas e privadas e os profissionais (até 35 anos) que se enquadrem na área do Design e das Artes Visuais. 2.2. Os concorrentes podem apresentar-se individualmente ou em equipas. Cada equipa deverá ser constituída até ao limite máximo de 2 participantes. (...) 2.4. Estão excluídos os familiares em linha directa dos membros do Júri.
ÂMBITO
As BD’s a concurso deverão ser inovadoras, corresponder aos parâmetros que definem os Concertos Promenade e ser exequíveis na dinâmica que se pretende para a sua publicação e divulgação. 3.2. A ideia deverá corresponder a uma BD faseada em cinco partes, sendo cada uma delas publicado em cada Programa do evento, bem como a apresentação de 6 personagens, que irão constituir o motivo dos autocolantes distribuídos em cada concerto. 3.3. Os trabalhos a concurso deverão ser originais, sendo os proponentes responsáveis pela sua originalidade.
FASES E CALENDÁRIO
O concurso envolve quatro fases sequenciais, nos termos e com respeito pelo calendário previsto nas alíneas seguintes. a) A primeira fase – Proposta Sumária – compreende a apresentação de candidatura pelos concorrentes, até ao dia 29 de Agosto de 2008, através do preenchimento da Ficha de Inscrição. O referido formulário poderá ser solicitado através de correio electrónico para relacoes.publicas@orquestradoalgarve.com e devolvido devidamente preenchido pelo mesmo suporte, por correio via CTT ou fax. O participante irá receber uma cópia da ficha de devidamente carimbada e assinada, através da qual poderá beneficiar de 20% de desconto em artigos de artes plásticas na Papelaria Fernandes, até à data de entrega dos trabalhos, mediante a sua apresentação em qualquer loja da rede. b) A segunda fase consiste na Entrega dos Trabalhos até dia 30 de Setembro de 2008. Os trabalhos devem ser enviados para Concurso B.D. Concertos Promenade 2009, Orquestra do Algarve, Estrada Nacional 125, Casa das Figuras, Horta das Figuras, 8005-518 Faro. O envio pode ser através de correspondência validada pela data inscrita no carimbo dos CTT, ou entregue em mão na mesma morada. Os concorrentes devem apresentar os trabalhos e cópia da ficha de inscrição previamente entregue, anexa em envelope fechado onde conste no exterior o pseudónimo do concorrente ou da equipa concorrente. c) A terceira fase – Avaliação Final – compreende a decisão final pelo Júri, de acordo com os critérios de avaliação previstos no artigo 7.º do Capítulo VII do presente regulamento e respectiva comunicação aos concorrentes. Os trabalhos serão apreciados por um júri a definir, o qual deliberará até dia 10 de Outubro. d) A Divulgação dos Resultados será realizada até dia 30 de Outubro.
PRÉMIOS
Serão atribuídos prémios ao melhor classificado e serão destacados dois concorrentes em Menção Honrosa. 8.2. Os prémios serão: – Vencedor – Publicação da Banda Desenhada vencedora nos Programas dos Concertos Promenade (em Faro, Évora e Santarém) Mesa digitalizadora Wacom Intuos 3 A4 (Oferta Caixa Geral de Depósitos) Vale de compras de 100€ nas lojas FNAC (Oferta FNAC Algarve Shopping) 30% de desconto em compras acima de 20€, até 31 de Dezembro, nas lojas Papelaria Fernandes – Menções Honrosas – Livro Curso Completo de Banda Desenhada – Princípios, Práticas e Técnicas: guia fundamental para banda desenhada, de Steve Edgel Diploma 8.3. Todos os concorrentes receberão um certificado de participação.
DISPOSIÇÕES GERAIS
Serão admitidos a concurso apenas os trabalhos que respeitem o presente regulamento. 12.2. Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por deliberação do júri do concurso. 12.3. Eventuais esclarecimentos devem ser solicitados a:
Orquestra do Algarve, EN 125, Casa das Figuras, Horta das Figuras, 8005-518 Faro
Telefone 289 860 890 / Fax 289 860 899 / e-mail: relacoes.publicas@orquestradoalgarve.com
Não duvidamos que esta é mesmo uma iniciativa muito interessante e original. É de concorrer!

No comments: