Monday, May 12, 2008

ORA AÍ ESTÁ O CONCERTO DO ANO EM ALCOBAÇA: KENNY GARRETT QUARTET (AO VIVO E A CORES!) NO CINE-TEATRO!

Arriscamos escrever (já!) aqui que está já anunciado o concerto do ano em Alcobaça (e no distrito de Leiria, quiçá na própria Estremadura!). Sem qualquer espécie de espinhas! Querem saber? Pois é. Na noite de 28 de Junho deste ano, um sábado, às 22 horas, o palco do Cine-Teatro de Alcobaça vai acolher e embalar a arte de um dos mais criativos saxofonistas do jazz contemporâneo: Kenny Garrett. Esse mesmo! Kenny Garrett apresentar-se-á em Alcobaça com o seu quarteto, num concerto único em Portugal, facto de que Alcobaça muito se deverá orgulhar (e se possível, deitar muitos foguetes!).
Kenny Garrett é considerado um dos saxofonistas mais conhecidos e talentosos do mundo, fruto especialmente da sua colaboração com Art Blakey e Miles Davis (junto a quem o vi actuar, estupefacto com tanta mestria e tanta imaginação, em Lisboa, no Coliseu dos Recreios) numa das suas últimas formações. Com o seu som singular Kenny Garrett tem enchido salas por todo o mundo com críticas extraordinárias, tendo conseguido criar o seu próprio universo musical, em razão das suas composições originais e arranjos arrojados de temas sobejamente conhecidos. A sua incessante procura de estabilidade espiritual e o estudo da cultura chinesa levaram-no musicalmente a outros mundos, muitas vezes fundindo o jazz com outras culturas musicais. Como líder gravou já 11 discos, o último dos quais Beyond the Wall, editado em 2007 pela Nonesuch.
Se Deus existe, está mesmo de alma e coração com a vida cultural alcobacense. Viva!

2 comments:

Dulce said...

Alcobaça está a trilhar um percurso cultural digno de causar inveja às grandes salas de espectáculo deste país... E ainda há quem duvide ( e persista em maldizer) das opções culturais da nossa autarquia.

José Alberto Vasco said...

Espero que o interesse do público corresponda inteira e devidamente às virtudes desse percurso cultural. Neste caso, além de um notável artista, trata-se do seu único concerto em Portugal incluido na sua digressão europeia... É preciso estar presente, evitando estar ao lado daqueles que nunca vão a lado nenhum e dizem que nunca se passa nada em Alcobaça... Lá estaremos, não é?