Sunday, September 16, 2007

GIMBA DESBRAVA O ABC DA ESCRITA DE CANÇÕES EM PORTUGUÊS

Gimba convida-vos para uma jornada sónica e cintilante através da escrita de letras na língua melódica de António Gedeão e Quim Barreiros! Nesta jornada assombrosa mergulharemos em sopas-de-letras de profundidades abissais, e iremos desbravar os bosques retóricos onde vive escondida «a última flor do Lácio, inculta e bela» (o Português!). Nessas paragens misteriosas e extasiantes encontraremos os tesouros até agora escondidos à frente do nosso próprio nariz, debaixo da nossa própria língua! Qual experiência psicotrópica, depois do retorno, de volta à Terra, os felizardos compreenderão que nada será como dantes. Nunca mais!
2 a 25 de outubro . terças e quintas

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orário : das 19h30 às 21h30 . total de 16 h - 8 sessões de 2h

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ocal : ACT escola de actores

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niversidade moderna - edificio das artes

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ravessa da saude , 2A . belém . lisboa

inscrições:
213010168 / 919175069 / 967767512

CONTEÚDO DAS OITO SESSÕES QUE MUDARÃO DEFINITIVAMENTE A PERSPECTIVA AUDIO-SENSORIAL DOS CANDIDATOS NA SUA VISÃO DO PORTUGUÊS CANTADO:

1ª Sessão
Boas vindas com serviço de cocktail de letras em português.
Escrita recreativa, “a frio”. de uma letra sobre uma melodia conhecida - para aferição.
Projecção do filme cómico/dramático “Letras em Português 1980 – 2007”.
Meditações transcendentes sobre o estado da escrita para música no Portugal pós-2000.
Exercícios livres de aquecimento e aplicação de massagens retóricas.

2ª Sessão
Ascenção ao universo etéreo “O que é escrever letras para música”. Primeiras escutas.
Exercícios líricos livres para desentorpecimento espiritual, e respectiva leitura.
Degustação de sabores (musicais-poéticos) trazidos pela turma. Reunião de opiniões.
Mergulhos no tema quente “O que é cantar em português”.
Visita guiada ao grande vale da escrita sensorial.

3ª Sessão
Duche relaxante de fonemas sensuais – o sexo das palavras.
Grande pescaria de palavras musicais, sensuais e sensoriais.
Introdução aos prazeres da rima, ritmo, prosódia, contrastes, e repetições.
Pausa refrescante para escutas variadas e recolha de exemplos.
Zona vermelha! Direcções e erros a evitar. Maus exemplos e antídotos.
4ª Sessão
A doce tentação: Música ou letra primeiro?
Périplo por abordagens prioritárias à letra ou à música.
Confecção de melodias sobre palavras já escritas.
Casamento/cópula de letras com música feita. Mais sexo com palavras.
Grande festim de improviso repentista. Pausa para descanso, e escutas várias.

5ª Sessão
Formação de pares. O deleite da escrita a solo e a catarse da parceria.
Jogos com títulos, temas, assuntos, e caça às palavras.
Árvores de preguiça e folhas de trabalho.
O conforto dos instrumentos lexicográficos e ferramentas de ajuda.
Combates com palavras. Temperatura, métrica, rima, e quilos de prosódia.
6ª Sessão
Escrita e rescrita. Detecção de armadilhas. A revisão e a remoção de impurezas.
Momento de lazer geral - escutas várias.
Pista de obstáculos – escrita contra, e a favor do relógio.
Exercícios livres e figuras obrigatórias. Chá dançante no sofá-bar.
Grande combate de escrita mano-a-mano e festa rija com música ao vivo!
7ª Sessão
Sessão livre com demonstrações instrumentais/cantadas das aptidões dos participantes.
Visita à grande feira do livro e do disco.
Convívio com nativos da ilha. Oportunidade única para cantar (em português!) com o chefe.
Recolha de surpresas e recordações da viagem. Fotos de grupo e a solo.
Despedidas alegres com serviço de petiscos musicais.
8ª Sessão
Festa da escrita de fio a pavio, com degustação de uma letra original – do exercício de aquecimento à revisão final, com a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a“jornada fantástica”.
Reescrita da primeira letra “a frio” da primeira sessão, e risota geral com a comparação de resultados!
Desembarque nas “Chegadas Nacionais – Ilhas / Resto do Mundo”.
Grande festim/tertúlia – pago pela escola! – em local a combinar (opcional).

GIMBA: BIO-AGRADÁVEL

Gimba nasceu em LX, e está na música desde tenra idade, tendo estudado piano com Maria Luísa Eusébio, flauta com Matilde Taveira, e guitarra com Duarte Costa. Mais tarde teve aulas de canto com a Prof. Cristina Castro.
Músico/autor/produtor, começou a compôr e a escrever canções aos 9 anos, e tornou-se profissional, aos 18. Membro fundador dos Afonsinhos do Condado, e padrinho de baptismo dos Xutos & Pontapés, tocou e gravou também com Os Irmãos Catita, em nome próprio a solo, e integrou vários agrupamentos efémeros.
Gravou discos e produziu trabalhos de vários artistas, num leque eclético: José Cid, Mário Laginha, Tim, Vicente da Câmara, entre outros - tendo participado em registos discogáficos de Dino Meira (o grande Dino Meira!), André Sardet, Ena Pá 2000, Quinta Do Bill, e outros nomes. Foi o vencedor do concurso “Grande marcha de Lisboa 2005” com o tema “A Marcha Mais Alegre da Avenida” (escrito em parceria com Miguel Viterbo).
Deu a cara e fez a música para programas de televisão (Pop Off; O Cabaret da Coxa), e também assinou bandas sonoras de programas humorísticos televisivos (“O Programa da Maria”; “Paraíso Filmes”; “O Homem que Mordeu o Cão”; “Boa Noite, Alvim”), e cinema (“O Crime do Padre Amaro”). Na rádio criou a roupagem musical de “Há Vida em Markl” (programa de Nuno Markl) e da “Prova Oral” (de Fernando Alvim), tendo também feito múltiplas canções e músicas para teatro, e publicidade.
Amante da escrita, fundou e dirigiu o semanário A Folha da Avenida, escreveu crónicas para o Blitz, e foi também cronista semanal no defunto jornal A Capital.
Estudioso compulsivo das vicissitudes do português na escrita de canções, os seus objectivos passam pela redução radical do uso do inglês na música portuguesa, e por ser agraciado com a respectiva me®dalha de mérito cultural!



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