Wednesday, April 14, 2010

CARMEN SOUZA AO VIVO EM CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Grande Auditório
Carmen Souza
Sábado . 16 de Abril . 21h30

A cantora cabo-verdiana Carmen Souza, cujo trabalho na World Music é reconhecido internacionalmente, vai iniciar no CCC das Caldas da Rainha uma mini-digressão em Portugal para apresentar o seu novo disco, "Protegid".

“Sôdade”, tema popularizado por Cesária Évora, é um dos que integram o alinhamento do CD que inclui ainda “Song for my Father”, “Afri-Ká”, “Dxam Ess Moment”, “M´sta Li Ma Bô”, “Tente Midj”, “Dos Eternidade”, entre outros.

"Ess ê Cabo Verde" revelou em 2005 uma cantora fora de série.

Com este primeiro disco, Carmen Souza escolheu os ritmos cabo-verdianos (morna, batuku,kola san djon) para dar vida às letras que ela própria escreve.

Afro, Gospel, Jazz sempre foram géneros que marcaram a formação artística de Carmen Souza.

Trazer essas influências para a música cabo-verdiana foi um desafio que contou com a preciosa ajuda do génio Theo Pas’cal, compositor, produtor e baixista da formação que acompanha Carmen Souza.

Três anos depois conquista definitivamente o público e a crítica com o muito aclamado "Verdade", álbum que marca uma viragem em direcção ao Jazz.

A recepção por parte da imprensa internacional não podia ter sido melhor a julgar pelas excelentes críticas geradas em vários países.

O seu trabalho é reconhecido no mercado de World Music como único e inovador, reflectindo a evolução da música cabo-verdiana: uma mistura de ritmos tradicionais cabo-verdianos com influências mais contemporâneas do Jazz/ Fusão.

Para além da voz sublime, Carmen Souza possui um extraordinário talento para tocar guitarra e teclados – uma artista completa que na sua ainda curta carreira já foi cabeça de cartaz de festivais importantes como WOMAD (a convite da BBC) , Small World Feest, Toronto Afro, Vancouver Island Music, Ulsan World Music, Ottawa Jazz, Musicas do Mundo Sines, entre outros.

Nesta digressão Carmen Souza (voz, wurlitzer, guitarra acústica), é acompanhada por Theo Pascal (baixo e contrabaixo), que assume a produção e direção musical do CD, Sebastian Sheriff (percussão), Tiago Santos (guitarra), Jonathan Indiagbonya e Victor Zamora (piano acústico).

«A cantora Cabo-Verdiana Carmen Souza tem tudo: um excelente reportório, uma voz ágil e versátil que serpenteia sem esforço por entre uma imensidão de registos e uma presença em palco completamente relaxante».
De Volkskrant, Jazz Magazine

«A cantora Cabo-Verdiana Carmen Souza não é apenas mais uma cara bonita com uma voz agradável (a tonalidade enublada da sua voz acentualhe o encanto).
Cantado em crioulo e composto integralmente por canções originais, “Verdade” parece merecer este mesmo nome em cada palavra e cada nota numa mistura de ritmos tradicionais do arquipélago com inúmeras influências, mais marcadamente o Jazz».
J.L.A, EXPRESSO

«A voz rica de Carmen Souza presenteia-nos com notas suaves e um swing irresistível. A capacidade de produzir qualquer melodia com a mesma mestria faz com que esta cantora nos ofereça canções originais que facilmente entram no ouvido — numa combinação sem esforço de ritmos africanos e melodias cheias de alma, cantadas em crioulo».
Time Out Chicago

Absolutamente a não perder!

No comments: