Wednesday, April 14, 2010

CURSO DE MONITORES DO PROJECTO RIOS, EM ALCOBAÇA E TORRES VEDRAS

A ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental e a LPN – Liga para a Protecção da Natureza, em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça e a Câmara Municipal de Torres Vedras promovem o 15.º Curso de Formação de Monitores do Projecto Rios, a decorrer de 16 (saída de campo em Torres Vedras) a 17 de Abril (saída de campo no Mogo, Alcobaça) na Águas do Oeste – ETAR da Charneca.

O Curso tem a totalidade de 16h00, e destina-se a técnicos, professores, profissionais em educação ambiental e coordenadores de grupos. Este curso pretende dotar os participantes de uma ferramenta de trabalho eficaz que lhes permitirá, de uma forma autónoma, conceber e realizar saídas de campo de monitorização a rios e ribeiras. Pretende também formar monitores especializados, atribuindo-lhes competências para auxiliar grupos na implementação do Projecto Rios. Um grupo de adopção conjuntamente com o apoio do Monitor e com a ajuda do kit do Projecto Rios, poderão realizar monitorização in loco dos cursos de água e contribuir para a sua melhoria sustentada no tempo.

O Projecto Rios é um projecto de participação pública que utiliza metodologias de educação ambiental e que contribui para a implementação de soluções sustentadas para os problemas dos ecossistemas fluviais. Para além da vertente ecológica, este projecto visa também a tomada de consciência ambiental baseada na participação voluntária e activa dos cidadãos (vertente social e cultural). O Projecto Rios pretende criar uma rede de monitorização e de adopção de troços de rios e ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação, simples mas rigorosa, estandardizada e de fácil aplicação e desenvolvimento, estes grupos assumirão a responsabilidade de vigilância e protecção do troço do curso de água que seleccionaram, contribuindo assim para a melhoria sustentada dos recursos hídricos em geral, e do processo de reabilitação do seu troço, em particular.

Os interessados devem contactar os Municípios envolvidos ou a Águas do Oeste.

É de participar!

No comments: