Tuesday, April 13, 2010

TÉLÉTHÈQUE EM LISBOA, NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

TÉLÉTHÈQUE

#4 Encontro Videográfico 15, 16 e 17 de Abril

Herwig Turk

Conversa com Natxo Checa dia 15, 5ª feira, às 19h

“Hands on” (2010) coloca-nos em posição de observar gestos, de os registar e de os memorizar. O ponto de partida é a prática do laboratório científico, sítio hermético e, hoje, sítio da representação por excelência. Este vídeo, antes de tudo, procura entender o que resta de humano neste espaço de exactidão técnica que incorpora procedimentos mecânicos que treinam acções, fazeres, gestos e mentes. A videografia revela a motorização de um certo contexto, ao mesmo tempo que o amplia ao plano existencial. Do desmantelamento materialista resta então a falha, a incerteza e a imperfeição.

Mas não parecem todas estas mãos ligadas a uma máquina? A uma máquina-fantasma? Já sem corpo, continuando a fornecer ritmo? Não será o gesto humano reflexo de gestos produzidos por outros gestos?
(...)

Aida Castro


TÉLÉTHÈQUE

No Instituto Franco-Português
Avenida Luís Bívar, 91 - 1050-143 Lisboa

Notas Biográficas:

Herwig Turk is an artist in the field of new technology from Austria, he is currently based in Lisbon, Portugal. In the last years, beside his own successful body of work, which has been presented at venues like Museu da Ciência Coimbra, Georg Kargl Fine Arts Vienna, Neues Museum Weserburg Bremen, TESLA Laboratory for Media Art Berlin, Museum of Applied Arts / Contemporary Art Vienna , Transmediale Berlin or Bienale for New Media Seoul. He has been foremost involved in interdisciplinary art projects like HILUS (http://braun.mur.at/projekte/hilus/intermed.shtml)
Currently, Herwig Turk is working on another major project on the verge of art and science, blindspot, together with the Portuguese Scientist Paulo Pereira. (http://www.theblindspot.org).

Natxo Checa Natxo Checa é responsável pelo programa de artes visuais da Galeria Zé dos Bois, centro de criação, produção e difusão de arte contemporânea.

A par de uma carreira repleta de iniciativas mirabolantes e de cruzamentos com a criação contemporânea, o productor/curador Natxo Checa, tem-se dedicado os últimos anos a acompanhar, numa longa e estreita relação, uma série de projectos e artistas na prossecução de enriquecer a experiência humana, o desafio intelectual e as possibilidades de produção. Com o impulso e vontade de uma criança tem desafiado artistas a produzir trabalhos laboratoriais em localidades e culturas excêntricas. Após um período de investigação e a modo de resultado, têm-se constituído sob cariz curatorial, mostras alargadas e propositivas de arte contemporânea. As mesmas, permitiram por um lado, uma leitura privilegiada dos avanços lançados pelos criadores, por outro, solidificar os seus percursos. Os seus mais recentes comissariados incluem Swim again / Nada de Novo de Rigo 23 (2006) co-comissariado com ManRay Hsu, Eflúvio Magnético Síntese de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2004/2006), “G” de João Tabarra (2007), Transitioners de Société Réaliste (2007), Abissología de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2007/2008), Portobello de Patrícia Almeida (2008), Ontem de André Cepeda (2008), Inércia de Alexandre Estrela (2009), Ciclo Kenneth Anger (2009), Experiências e Observações em Diferentes Tipos de Ar de João Maria Gusmão e Pedro Paiva (2009). Em 2010, acaba de finalizar um acompanhamento de três meses de residência de artistas, encontra-se presentemente a organizar o resultado de dois anos de trabalho com Alexandre Estrela, a preparar uma exposição individual de Eduardo Matos e outra de Gonçalo Pena, e a trabalhar intensamente numa série de curtasmetragens com Gabriel Abrantes.

É de ir!



No comments: