Tuesday, April 13, 2010

CAFÉ, LIVROS E CIÊNCIA NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

SIDEREUS NUNCIUS. O MENSAGEIRO DAS ESTRELAS,


de Galileu Galilei (1610)


tradução e anotações de Henrique Leitão (Universidade de Lisboa)


apresentação por João Fernandes


(Coord. Nacional do Ano Inter. da Astronomia 2009)


15 de Abril . 18H00


Entrada livre

Durante o ano de 2009, o Ano Internacional da Astronomia comemorou os 400 anos das primeiras observações astronómicas feitas por Galileu.


Estas observações levaram a descobertas científicas notáveis, já que Galileu teve a oportunidade de observar pela primeira vez na história da humanidade as fases de Vénus, os satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as crateras da Lua.


Em Março de 1610, poucos meses depois das suas primeiras observações, Galileu publicava "Sidereus Nuncius", onde descreveu algumas das suas


descobertas. Tratava-se da primeira obra científica de astronomia baseada em observações astronómicas realizadas com telescópio.


400 anos depois da sua publicação, "Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas", com tradução e anotações de Henrique Leitão, é a primeira obra de Galileu Galilei a ser traduzida integralmente em Portugal.

Nesta sessão vamos ter a oportunidade de conhecer mais de perto esta grande obra, que é dirigida ao público em geral, tal como o seu original em latim, publicado há quatro séculos.

Café, Livros e Ciência é um projecto de comunicação de ciência com o objectivo principal de promover a leitura de livros de ciência junto do público em geral. Este evento acontece num ambiente informal, onde o café acompanha os livros.


Trata-se de uma parceria entre o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e acontece na primeira quinta-feira de cada mês num périplo por cada instituição parceira. Os eventos contam com uma cobertura multimédia que posteriormente será colocada no sítio internet de cada parceiro, bem como no CVTV.

É de ir!



No comments: