Wednesday, May 06, 2009

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA APRESENTA EXPOSIÇÃO PORTUGAL EUROPEU - MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA

De 8 a 14 de Maio, a Biblioteca José Saramago do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), situada
no Campus 2, em Leiria, recebe a exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História”, no
âmbito das acções de informação e sensibilização para a participação dos cidadãos nas Eleições Europeias. A cerimónia de inauguração decorrerá a 8 de Maio, pelas 15 horas, nesta Biblioteca, com a presença de um representante da Comissão Europeia em Portugal, do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros), e do Gabinete do Parlamento Europeu. Do evento fará também parte uma palestra intitulada “Cidadania Europeia: votar de cinco em cinco anos ou mais do que isso”, seguida de um debate público.
Acções de Informação e Sensibilização – Europeias 2009
Entre Março e Maio de 2009, o Parlamento Europeu, em conjunto com a Comissão e Conselho da União Europeia, desenvolvem um conjunto de acções com o objectivo de informar os cidadãos sobre as Eleições Europeias, marcadas para 7 de Junho, em Portugal. Esta é uma iniciativa de dimensão europeia, que se desenrola de acordo com uma estratégia, mensagens e identidade visual comuns aos 27 Estados-Membros, pretendendo principalmente reduzir as taxas de abstenção nas Eleições Europeias. Em Portugal, além de uma campanha publicitária semelhante a todos os Estados-Membros, o Gabinete do Parlamento Europeu, em parceria com a Representação da Comissão Europeia e o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, organizam as Semanas Europeias, nos 18 distritos do Continente, Açores e Madeira, entre 6 de Março a 21 de Maio. Destas Semanas Europeias fazem parte: uma exposição fotográfica e documental “Portugal
Europeu – Meio Século de História” (que apresenta a relação de Portugal com o processo de integração europeia desde os anos 50); debates sobre temas relevantes da integração europeia (com a participação de personalidades e especialistas em temas europeus); instalações de rua em 3D e “caixa de sugestões” e distribuição de materiais de suporte, entre outras acções dirigidas a jornalistas, escolas, jovens e dirigentes associativos.
Horário da Exposição na Biblioteca José Saramago, Leiria:
2.ª a 6.ª Feira: das 9h às 23h30
É de visitar!

No comments: