Tuesday, May 06, 2008

UM NOVO E INTERESSANTE LIVRO: KARLEY AIDA, O CIRCO, A VIDA

Lançamento do Livro
Karley Aida, o Circo, a Vida

Sábado, 10 Maio, às 18h30
Tenda - Jardim da Luz - Carnide

Sob o título Karley Aida, o Circo, a Vida surge agora a primeira biografia sobre um(a) artista de circo no mercado editorial português, iniciativa concretizada pela Junta de Freguesia de Carnide e assinada por Fátima Freitas.
Nesta obra conjuga-se a curiosidade - quem é esta artista de circo (?) - ao interesse por saber o que significa ser artista de circo(?). Karley Aida, é uma artista que desenvolveu diversificado currículo no estrangeiro tendo alcançado fama de ‘vedeta’ no âmbito das artes do espectáculo, em particular no circo e na música ligeira. Quando regressa Portugal, o seu nome reaparece em funções destacadas em várias estruturas profissionais ligadas à actividade circense, da qual se tornou uma combativa representante. Seguir o relato desta vida – escutar a interioridade da sua estória – é, também por isso, acrescer material de informação e de reflexão sobre a história e evolução da Arte do Circo (a ‘Arte do Instante’) e suscitar, ainda, renovadas questões prementes pela sua actualidade. Designadamente, as que permitem vislumbrar nos ‘entreluzes’ desta pista a urgência do diálogo entre duas linguagens e realidades circenses – ‘circo tradicional’ / ‘novo circo’, equacionando alguns dos pontos nodais que emergem do seu confronto.
Pois, afinal, o Circo – não o esqueçamos – é uma metáfora da Vida.
Este lançamento insere-se no âmbito da programação Haja Circo, que ocorrerá em diferentes locais da freguesia de Carnide entre 9 e 11 de Maio, com o objectivo de promover e divulgar as actividades circenses.
Como alguém em devido tempo disse, o circo é a vida, com tudo o que ela tem de bom e de melhor... Muito interessante!

No comments: