Tuesday, May 06, 2008

BAZAR DAS MONJAS APRESENTA UM OLHAR SOBRE CÓS, UMA EXPOSIÇÃO DE AGUARELAS E DESENHOS DE ANTÓNIO FERNANDES

Um Olhar Sobre Cós
Aguarelas e Desenhos

de António Fernandes

Entrada livre

10 de Maio a 10 de Junho de 2008

Diariamente das 14 às 23 horas
Encerra às Segundas-Feiras

Bazar das Monjas de Coz
Rua Professor José dos Santos Teodoro, 24
Cós (Alcobaça)

Sobre o Autor
António da Conceição Fernandes nasceu em Madalena - Vila Nova de Gaia, em 1952. Estudou em Portugal e em França. Tirou o curso de Gemologia e especializou-se no mundo da alta joalharia. Estudou, durante cinco anos, desenho técnico e artístico, criou vários modelos de joalharia, tendo sido premiado com O Kippkool original ouro/diamante “o modelo mais nobre da colecção Lionel Fairbanks”. Em 1980 experimentou a pintura a óleo, tendo desenvolvido alguns estudos e diversas técnicas. Fascinado pelas obras de Boucher e Fragonard, reproduziu algumas, entre elas “Banho de Diana” e “Coroação do Amor” Em 1984 desenvolveu alguns trabalhos de grafite e aguarelas. Regressou a Portugal em 1988, passando a residir em Cós.
A sua sensibilidade pela História e pelo rico património existente no concelho de Alcobaça, e nomeadamente na freguesia de Cós, levou-o a empreender algumas iniciativas inovadoras, tendo sido dos primeiros artistas plásticos a dedicar uma parte muito significativa dos seus trabalhos a Cós e à sua freguesia. As suas aguarelas manifestaram a preocupação quanto à orientação e à preservação do património existente, bastante desolador em certos locais, dado o desinteresse tantas vezes demosnstrado pelas pessoas e instituições ao longo dos tempos. Foi responsável durante a década de 1990 pela secção cultural da Associação Desportiva e Cultural de Cós, colectividade a que presidiu entre 2001 e 2003, período que ficou marcado por uma intensa actividade cultural e desportiva em Cós. Entre outras actividades contam-se a organização em 2002/3 do 1º concurso de vestidos de chita de Cós, iniciativa que contou com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, e, no campo desportivo, a fundação da academia Shotokan Karatedo de Cós. Participou ao longo da sua carreira artística em várias exposições individuais e colectivas.
Sobre a Exposição
Nesta mostra, com trabalhos dedicados exclusivamente a Cós, António Fernandes expôs uma selecção de desenhos e aguarelas realizados ao longo das últimas décadas.
Sobre o Bazar das Monjas
O Bazar das Monjas é um projecto que continua a conduzir a sua nau a bom porto, divulgando culturalmente a sua simpática localidade e atraíndo não apenas as atenções mas também as pessoas (com P maiúsculo!).
A inauguração é no próximo sábado, 10 de Maio, às 15 horas
É de ir! Sempre!


2 comments:

ANTONIO DELGADO said...

Ola viva José,

Parece-me que estamos perante uma pessoa, criativa e empreendedora...espero, ter tempo, para ver a exposição numa das minhas peregrinações pelo lado norte do nosso concelho.

Um abraço
António

Ps. sempre em cima do acontecimento

José Alberto Vasco said...

Olá António! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!