Wednesday, May 07, 2008

ALCOBAÇA, BATALHA E PORTO DE MÓS VÃO ACOLHER VI JORNADAS LUSO-ESPANHOLAS DE HISTÓRIA MEDIEVAL, EM NOVEMBRO

A Guerra e a Sociedade na Idade Média será o tema das IV Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval, que decorrerão respectivamente em Porto de Mós, Alcobaça e Batalha, durante os dias 6, 7 e 8 de Novembro deste ano. Sendo assim, o Museu Militar de S. Jorge (Porto de Mós), a Abadia de Santa Maria de Alcobaça (Mosteiro de Alcobaça) e o Convento de Santa Maria da Vitória (Mosteiro da Batalha), serão este ano, o centro internacional de eleição dos Estudos Medievais Ibéricos, por possuirem o mais elevado significado patrimonial e memorial, e pertencerem a uma região que foi espaço de acontecimentos bélicos medievais de grande relevância na história de Portugal e da Península Ibérica. Trata-se de uma iniciativa de alto foro científico e impacto internacional que conta com a presença de especialistas portugueses e espanhóis, assim como de medievalistas oriundos de outros países, nomeadamente do Brasil e de França.
As Jornadas realizam-se quadrienalmente decorrendo alternadamente em Espanha e em Portugal, repartindo-se nesta edição, os trabalhos pelas seguintes secções:

§ A Guerra em Acto. Aljubarrota em Debate.
§ No Rasto da Guerra.
§ Negociar e Manter a Paz.
§ Memórias e Celebrações.

A organização das IV Jornadas Luso-Espanholas de História Medieval é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais e da Sociedade Espanhola de Estudos Medievais, podendo ser recolhida mais informação sobre o assunto na Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais (e-mail: spem@ci.uc.pt) e portal www.uc.pt/spem
Esta é mesmo uma excelente novidade para a nossa região, não é?


No comments: