Friday, March 12, 2010

SÉRGIO CAROLINO & ENSEMBLE PORTUGUÊS DE TUBAS HOW LONG CAN YOU GO? APRESENTAM VENENO, NO PORTO

Ensemble Português de Tubas
HOW LOW CAN YOU GO?
13 de Março 2010 às 21h30
Teatro Helena Sá e Costa - Porto
Direcção artística e fundador, Sérgio Carolino
Romeu Silva, direcção

Concerto de apresentação do disco "VENENO" | Editora Afinaudio, do Ensemble Português de Tubas, gravado no palco do Teatro Helena Sá e Costa em Agosto de 2009 sob direcção artística de Sérgio Carolino.
Convidados especiais: Roland Szentpáli (Hungria) e Harri Lidsle (Finlândia) e Roger Bobo como narrador!

Neste concerto poderam ouvir obras dos compositores Jànos Mazura (Hungria), Frank Lynn Payne, Mike Forbes, LETTUCE (EUA), Joaquin Rodrigo (Espanha), Torstein Aagaard-Nilsen (Noruega), Philip Sparke (Inglaterra) e Jacques Bolognesi (França). Harri Lidsle tuba solo da Orquestra de Lahti Finlândia será um dos convidados para além dos talentosos artistas portugueses, Ricardo Antão no eufónio e Gil Gonçalves na tuba e no flugabone. Mário Costa estará na bateria!....

"Se uma tuba incomoda muita gente....imagine OITO! Sim... leu bem! Oito tubas! Que turbulência...
Na realidade, este ensemble de baixa frequência pode extrair tanto os sons mais macios e de uma leveza inacreditável como obter uma potência sonora só comparada ao do magistral órgão de tubos!
Este é o mais versátil dos instrumentos da 'família metalúrgica'... com uma extensão de 5 oitavas, pode fazer a mais bela das melodias e o mais sólido e poderoso 'baixo', para além de unificar todas as vozes instrumentais no seio de uma orquestra sinfónica. Quem nunca ouviu os famosos solos de tuba nos filmes históricos de Steven Spielberg "O Tubarão" ou mesmo a voz da nave mãe dos extraterrestres nos "Encontros Imediatos de 3.º Grau"? E - porque não? - o solo do gigantesco Jabba the Hutt na mítica trilogia "Guerra das Estrelas - O Regresso do Jedi" de George Lucas?
Ponha o cinto e prepare-se para uma experiência nas profundezas sonoras e no reino dos TUBArões e coisas afins!..."

Absolutamente imperdível!

No comments: