Tuesday, October 07, 2008

11º MARIONETAS NA CIDADE - FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS COMEÇA EM 10 DE OUTUBRO, EM ALCOBAÇA

Nos últimos 10 anos, em Alcobaça, o festival “Marionetas na Cidade”, tem tido como objectivo divulgar a arte da marioneta nas suas diversas vertentes, recorrendo em cada edição do festival à apresentação de vários espectáculos de teatro de marionetas, exposições, debates, acções de formação, actuações de rua, mas apostando sempre na produção nacional de teatro de marionetas. A programação do festival contará com as companhias: Era uma Vez - Teatro de Marionetas, Marionetas da Feira, Alexandre Pring, Marimbondo, Fio d’Azeite, S.A.Marionetas, M.A.O. Marionetas Actores & Objectos. Nesta edição do Festival, para além dos habituais espectáculos de marionetas, debates e animação de rua, realizar-se-ão três exposições, uma de Fotografia intitulada “Outros Bonecos” de João Costa no edifício Adães Bermudes; no Cine-Teatro de Alcobaça “Marionetas do Projecto Tempestade - Theatre of Glass”; e uma outra de marionetas, “Marionetas de Jorge Cerqueira” na Fundação Cultural “Armazém das Artes” em Alcobaça. Teremos também uma Conferência - “Vidas com Marionetas” - com José Carlos Alegria (Marionetista), José Gil (Marionetista), um elemento da companhia Marimbundo, Alexandre Pring, entre outros convidados.
Teremos ainda em Estreia Mundial o espectáculo “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina” da companhia S.A.Marionetas, no dia 11 de Outubro no Cine-Teatro de Alcobaça pelas 21.30 horas. Este espectáculo é uma co-produção com o Cine-Teatro de Alcobaça e está integrado nas comemorações dos “200 Anos Portugal - Brasil”.
PROGRAMA
10 de Outubro
14h30 – “O Segredo do Rio"de Miguel Sousa Tavares
Companhia: Fio d’Azeite
Auditório da Escola Adães Bermudes (Sujeito a marcação *)
Duração – 50 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
É a história de uma bela amizade entre um peixe e um rapaz, “O Segredo do Rio” que Miguel de Sousa Tavares escreveu, e que agora se apresenta em forma de espectáculo de marionetas de luva.Uma história pedagógica que pode ser lida como uma parábola protagonizada pela humanidade e a natureza: se a humanidade (rapaz) tratar a natureza (peixe) com amor, fidelidade e respeito – no fundo como merece –, a natureza é generosa.A adaptação do livro - que tem ilustrações da artista plástica Fernanda Fragateiro, numa associação feliz que nos consegue transportar para/por uma alegria poética, contagiante, expressa com simplicidade – , pretende ser fiel ao texto e às ilustrações. As marionetas executadas por Jorge Cerqueira, seguindo o traço da ilustração, e ainda as novas ilustrações feitas, propositadamente, pela artista plástica para este espectáculo, não desvirtuam o objectivo enunciado, fidelidade ao texto e à linha gráfica, e concorrem para refinar a plasticidade, assim como o jogo de sentimentos e emoções, que se pretende transmitir através do espectáculo.
Ficha Artística: Autor Miguel Sousa Taveres; Adaptação e Encenação Nuno Correia Pinto; Manipulação Nuno Correia Pinto e Sandra Nunes; Marionetas Jorge Cerqueira; Ilustração Fernanda Fragateiro; Fotografia e Imagem Gráfica André Rabaça; Desenho de Luz André Rabaça; Sonoplastia Carlos Arroja; Operador Luz e Som André Rabaça Direcção de Produção Nuno Correia Pinto; Assistente de Produção Carla Dias; Secretariado Cristina Costa; Direcção Técnica André Rabaça; Montagem André Rabaça e Pedro Tomé.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – Inauguração da Exposição
“Outros Bonecos" Fotografias de João Costa
Escola Adães Bermudes
De 10 a 31 de Outubro
18h30 – Inauguração da Exposição
“Marionetas de Jorge Cerqueira"
Armazém das Artes
de 10 a 31 de Outubro
22h00 – Conferência
“Vidas com bonecos”
Tertúlia Café - Alcobaça
-----------------------------------------------------------------------------------------------
24h00 – “Ban the Banana”
Companhia: Marimbondo
Alcopázio Bar - Alcobaça
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 18 anos
É 1 espectáculo para 3 actores e bonecos, que, como não podia deixar de ser, no nosso caso são bananas...Tudo começa com uma conferência, na qual o conferencista explica os perigos da banana na nossa vida moderna e faz o apelo para que tal fruto seja banido da nossa sociedade... Entra Chiquita, a assistente do cabaret e diz-lhe que o melhor é ele despachar-se, pois tem de fazer um espectáculo. No entretanto oferece uma banana ao conferencista, que ao comê-la entra em transe e passa a fazer parte do cabaret. Aí apresentam-se vários números:- Banália Rodrigues, a fadista- Mr BBQ (o cuspidor de fogo) e a Tocha Humana- O concurso que determina quem é o mais rápido comedor de bananas daquela noite- Janine, the invisible touch, a única banana que faz um strip-tease, etc, etc.
Ficha Artística
com os artistas:Natasha Skooteroff / The Fakir Ouchmamaprickit /The Great Bananini (Houdini´s First Cousin)Tattoo Banana / Polar Banana / Banana Twins /China Banana /Brasil Banana /Prehistory Banana
11 de Outubro
11h00 – “Teatro D. Roberto”
Companhia: José Gil (S.A.Marionetas)
Mercado Municipal de Alcobaça
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – “A história da Carochinha”
Era uma vez – Teatro de Marionetas
Praça 25 de Abril
Duração – 50 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Era uma vez uma carochinha que andava a varrer a casa e achou cinco réis e foi logoter com uma vizinha e perguntou-lhe:«Ó vizinha, que hei-de eu fazer a estes cinco réis?»Respondeu-lhe a vizinha: «Compra doces.» «Nada, nada, que é lambarice.» Foi ter com outra que lhe disse: «Compra itas,flores, braceletes e brincos e va-ite pôr à janela e diz:«Quem quer casar com a carochinhaQue é bonita e perfeitinha?»Apareceram vários pretendentes: um boi, um burro, um cão, um gato e um rato, que sechamava João Ratão. A Carochinha e o João Ratão apaixonaram-se, casaram-se. Certo dia a Carochinha pediu ao João Ratão que lhe ficasse a tomar conta da panelaonde cozia feijões para o jantar. O João Ratão, que era guloso, ao provar os feijões caiu dentro da panela e lá ficou. Quando a Carochinha chegou a casa, encontrou o seu João morto na panela.
Ficha Artística
Texto – José Carlos Alegria / Vozes e Manipulação – Carlos Miguel Meira Alegria / José Carlos Alegria / Bonecos – Vasco Fernando / Cenário – António Canelas /Luz – Era Uma Vez, teatro de marionetas / Som – Carlos Miguel Meira Alegria / Fotografia – Ana Margarida Leitão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 – “Circo de Marionetas”
Companhia: Marionetas da Feira
Praça 25 de Abril
Duração – 40 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 aos 103 anos
Um manipulador/clown um pouco desastrado e uma quantidade de convidados manipulados por fios, dão origem a situações de poesia e humor, num espectáculo de teatro de marionetas. É montado um pequeno -grande circo aos olhos do espectador onde dentro dele se vai desenrolando toda a acção de um circo mas todo ele com bonecos. O apresentador, o trapezista, a bailarina, o ciclista, o contorcionista, a fera amestrada, o terrível esqueleto e um grande final surpresa.Um micro-circo concebido para crianças dos 3 aos 103 anos de idade. É proibido dormir durante este espectáculo, por isso tragam toda a alegria e recebam toda a diversão.
Ficha Artística
Manipulador: Rui Sousa /Bonecos: Rui Sousa
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Judite-T"
Companhia: Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Duração – 15 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
21h00 - Inauguração da Exposição
Marionetas do Projecto " Tempestade - Theater of Glass ”
Cine-Teatro de Alcobaça
de 10 a 27 de Outubro
Estreia Mundial 21h30 – “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina”
Companhia: S.A.Marionetas
Cine-Teatro de Alcobaça
Duração – 60 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
Co-produção S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e Cine-Teatro de Alcobaça Espectáculo integrado nas comemorações dos 200 Anos Portugal - Brasil
A Ver Navios…1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação. No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi. O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.
Ficha ArtísticaTexto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Direcção de Manipulação de José Gil Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Figurinos das Marionetas de Sofia VinagrePintura das Marionetas de Natacha Costa PereiraFigurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom GilMarionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia VinagrePintura dos Cenários de Natacha Costa PereiraEstruturas Cénicas de José GilPesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações oficiais dos “200 Anos Portugal – Brasil”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------12 de Outubro
15h30 – “Dança comigo”
Companhia: Marionetas de Viana
Praça 25 de Abril
Duração – 45 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos
É o espectáculo mais conhecido e mais popular do grupo. Foi apresentado em vários Festivais, em Portugal e no resto da Europa, entre eles no de Istambul, onde foi considerado o melhor espectáculo. No espectáculo, podem-se apreciar as técnicas mistas de uso da Marionetas num ângulo contemporâneo, embora todas encontradas na tradição. A história é contada sem texto mas com muito ritmo, tampouco necessita de palavras. É o amor. É a Vida. São os encontros e desencontros em espiral. Podem sorrir, podem mesmo rir e também chorar se quiserem. Da nossa parte só gostávamos de repetir o nosso convite um por um e para todos: Dança Comigo!
Encenação: Alexandre VorontsovCenografia Marionetas Adereços: Alexandre Vorontsov e Sabahat PassosInterpretação: Carla Magalhães e Alexandre VorontsovDesenho de Luz: Filipe LopesOperação de Luz e Som: André Teoman--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 -– “Judite-T"
Companhia: Alexandre Pring
Praça 25 de Abril
Duração – 15 Minutos
Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Teatro D. Roberto”
Companhia: José Gil (S.A.Marionetas)
Praça 25 de Abril
Duração – 35 Minutos
Público Alvo – Maiores de 4 anos

Fernanda Fragateiro; Fotografia e Imagem Gráfica André Rabaça; Desenho de Luz André Rabaça; Sonoplastia Carlos Arroja; Operador Luz e Som André Rabaça Direcção de Produção Nuno Correia Pinto; Assistente de Produção Carla Dias; Secretariado Cristina Costa; Direcção Técnica André Rabaça; Montagem André Rabaça e Pedro Tomé.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – Inauguração da Exposição “Outros Bonecos" Fotografias de João Costa Escola Adães Bermudes De 10 a 31 de Outubro
----------------------------------------------------------------------------------------------
18h30 – Inauguração da Exposição “Marionetas de Jorge Cerqueira" Armazém das Artes de 10 a 31 de Outubro ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------22h00 – Conferência “Vidas com bonecos” Tertúlia Café - Alcobaça
-----------------------------------------------------------------------------------------------
24h00 – “Ban the Banana” Companhia: Marimbondo Alcopázio Bar - Alcobaça Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 18 anos
É 1 espectáculo para 3 actores e bonecos, que, como não podia deixar de ser, no nosso caso são bananas...Tudo começa com uma conferência, na qual o conferencista explica os perigos da banana na nossa vida moderna e faz o apelo para que tal fruto seja banido da nossa sociedade... Entra Chiquita, a assistente do cabaret e diz-lhe que o melhor é ele despachar-se, pois tem de fazer um espectáculo. No entretanto oferece uma banana ao conferencista, que ao comê-la entra em transe e passa a fazer parte do cabaret. Aí apresentam-se vários números:- Banália Rodrigues, a fadista- Mr BBQ (o cuspidor de fogo) e a Tocha Humana- O concurso que determina quem é o mais rápido comedor de bananas daquela noite- Janine, the invisible touch, a única banana que faz um strip-tease, etc, etc.
Ficha Artística
com os artistas:Natasha Skooteroff / The Fakir Ouchmamaprickit /The Great Bananini (Houdini´s First Cousin)Tattoo Banana / Polar Banana / Banana Twins /China Banana /Brasil Banana /Prehistory Banana
11 de Outubro
11h00 – “Teatro D. Roberto” Companhia: José Gil (S.A.Marionetas) Mercado Municipal de Alcobaça Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
15h30 – “A história da Carochinha” Era uma vez – Teatro de Marionetas Praça 25 de Abril Duração – 50 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Era uma vez uma carochinha que andava a varrer a casa e achou cinco réis e foi logoter com uma vizinha e perguntou-lhe:«Ó vizinha, que hei-de eu fazer a estes cinco réis?»Respondeu-lhe a vizinha: «Compra doces.» «Nada, nada, que é lambarice.» Foi ter com outra que lhe disse: «Compra itas,flores, braceletes e brincos e va-ite pôr à janela e diz:«Quem quer casar com a carochinhaQue é bonita e perfeitinha?»Apareceram vários pretendentes: um boi, um burro, um cão, um gato e um rato, que sechamava João Ratão. A Carochinha e o João Ratão apaixonaram-se, casaram-se. Certo dia a Carochinha pediu ao João Ratão que lhe ficasse a tomar conta da panelaonde cozia feijões para o jantar. O João Ratão, que era guloso, ao provar os feijões caiu dentro da panela e lá ficou. Quando a Carochinha chegou a casa, encontrou o seu João morto na panela.
Ficha Artística
Texto – José Carlos Alegria / Vozes e Manipulação – Carlos Miguel Meira Alegria / José Carlos Alegria / Bonecos – Vasco Fernando / Cenário – António Canelas /Luz – Era Uma Vez, teatro de marionetas / Som – Carlos Miguel Meira Alegria / Fotografia – Ana Margarida Leitão
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 – “Circo de Marionetas” Companhia: Marionetas da Feira Praça 25 de Abril Duração – 40 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 aos 103 anos
Um manipulador/clown um pouco desastrado e uma quantidade de convidados manipulados por fios, dão origem a situações de poesia e humor, num espectáculo de teatro de marionetas. É montado um pequeno -grande circo aos olhos do espectador onde dentro dele se vai desenrolando toda a acção de um circo mas todo ele com bonecos. O apresentador, o trapezista, a bailarina, o ciclista, o contorcionista, a fera amestrada, o terrível esqueleto e um grande final surpresa.Um micro-circo concebido para crianças dos 3 aos 103 anos de idade. É proibido dormir durante este espectáculo, por isso tragam toda a alegria e recebam toda a diversão.
Ficha Artística
Manipulador: Rui Sousa /Bonecos: Rui Sousa
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Judite-T" Companhia: Alexandre Pring Praça 25 de Abril Duração – 15 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
21h00 - Inauguração da Exposição Marionetas do Projecto " Tempestade - Theater of Glass ” Cine-Teatro de Alcobaça de 10 a 27 de Outubro--------------------------------------------------------------------------------
Estreia Mundial 21h30 – “A Ver Navios – D. João VI vs Carlota Joaquina” Companhia: S.A.Marionetas Cine-Teatro de Alcobaça Duração – 60 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos Co-produção S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos e Cine-Teatro de Alcobaça Espectáculo integrado nas comemorações dos 200 Anos Portugal - Brasil
A Ver Navios…1807, Novembro. Quase às portas de Lisboa as tropas de Napoleão ameaçam fazer capitular o Rei, como já aconteceu por toda a Europa e mesmo com a vizinha Espanha com quem tinha anteriormente feito uma coligação. No gabinete D. João VI reúne com os seus conselheiros. Tem que decidir se entra no Bloqueio Continental decretado por Napoleão contra os Ingleses, ou se parte numa viagem jamais feita por um monarca europeu contando com o apoio dos “sempre presentes e velhos aliados” Ingleses.Em Lisboa, capital do reino corre-se desenfreadamente. Finalmente foi tomada a decisão há muito pensada e por todos adiada. A corte vai partir numa viagem inédita. Transfere-se a Rainha, o Príncipe Regente, a Princesa sua mulher, os príncipes e as princesas, ministros, conselheiros, tesoureiros, secretários, esmoleres, alcaides, escrivãos, criados, pratas, livros, ouros, quadros, porcelanas… para o outro lado do oceano.Assim tem início o espectáculo que conta a grande aventura de D. João VI e toda a sua corte no Brasil. Conta-se como foi e porque foi. O elenco conta com cerca de 20 marionetas de fios que representam o D. João, D. Carlota, D. Maria, os filhos D. Pedro e D. Miguel, os Conselheiros D. Rodrigo de Sousa Coutinho, António Araújo e Azevedo, William Beresford, Lord Strangford, entre outros e como não podia deixar de ser Napoleão Bonaparte.Inicia-se a narrativa com a partida da corte para o Brasil e o impacto da mesma na vida da colónia, regressando por momentos a Portugal e às Guerras Peninsulares, para de novo voltar às peripécias da vida quotidiana do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve do outro lado do Oceano. No final teremos D. Pedro que fica e Napoleão que confessa ter sido enganado.Destaca-se ainda o grande rigor na confecção dos figurinos das marionetas bem como de cenários e estruturas cénicas que se baseiam em originais da época.
Ficha ArtísticaTexto Original de Sofia Vinagre, José Gil e Natacha Costa Pereira Direcção de Manipulação de José Gil Construção das Marionetas de Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira e José Gil Figurinos das Marionetas de Sofia VinagrePintura das Marionetas de Natacha Costa PereiraFigurinos dos Marionetistas de Maria Luisa Valbom GilMarionetistas: José Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia VinagrePintura dos Cenários de Natacha Costa PereiraEstruturas Cénicas de José GilPesquisa – Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira Co-produção de S.A.Marionetas e Cine-Teatro de Alcobaça
Espectáculo integrado nas comemorações oficiais dos “200 Anos Portugal – Brasil”
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------12 de Outubro
15h30 – “Dança comigo” Companhia: Marionetas de Viana Praça 25 de Abril Duração – 45 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
É o espectáculo mais conhecido e mais popular do grupo. Foi apresentado em vários Festivais, em Portugal e no resto da Europa, entre eles no de Istambul, onde foi considerado o melhor espectáculo. No espectáculo, podem-se apreciar as técnicas mistas de uso da Marionetas num ângulo contemporâneo, embora todas encontradas na tradição. A história é contada sem texto mas com muito ritmo, tampouco necessita de palavras. É o amor. É a Vida. São os encontros e desencontros em espiral. Podem sorrir, podem mesmo rir e também chorar se quiserem. Da nossa parte só gostávamos de repetir o nosso convite um por um e para todos: Dança Comigo!
Encenação: Alexandre VorontsovCenografia Marionetas Adereços: Alexandre Vorontsov e Sabahat PassosInterpretação: Carla Magalhães e Alexandre VorontsovDesenho de Luz: Filipe LopesOperação de Luz e Som: André Teoman--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16h30 -– “Judite-T" Companhia: Alexandre Pring Praça 25 de Abril Duração – 15 Minutos Público Alvo – Maiores de 3 anos
Judite-T é uma marioneta de tamanho real, e mais uma criação do actor e marionetista Alexandre Pring, que actualmente vem explorando em seus trabalhos, a simplicidade, o improviso e o contacto directo com o público. É inspirada em sua primeira performance da série, “Marieta-M”, cuja além da improvisação, dança e humor, ele utiliza em ambas, linguagens e técnicas de manipulação muito semelhantes, misturando marionetas, dança e clown, fazendo uso, portanto, de uma linguagem não verbal.
Ficha Artística
Marionetista/ Bailarino: Alexandre Pring /Marioneta: Alexandre Pring
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
17h00 – “Teatro D. Roberto” Companhia: José Gil (S.A.Marionetas) Praça 25 de Abril Duração – 35 Minutos Público Alvo – Maiores de 4 anos
Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell’Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças "O Barbeiro" e "A Tourada", que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.
Ficha Artística
Bonecreiro: José Gil / Construção de Bonecos e Adereços: José Gil / Costureira: Maria Luísa Valbom / Pesquisa: José Gil e Sofia Vinagre / Produção: S.A
Organização: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos
A 11ª edição do Festival Nacional de Teatro de Marionetas NÃO TEM o Apoio do M.C./ DGArtes, facto que não o impede de ser uma notável e sedutora iniciativa. É de ir! A todas!

No comments: