Sunday, September 09, 2007

FESTIVAL MÚSICA VIVA 2007 COMEÇA NA TERÇA-FEIRA, 11 DE SETEMBRO, E TEM ESTE ANO MUITAS VOZES DE ALCOBAÇA

A edição deste ano do Festival Música Viva inicia-se na noite da próxima terça-feira, 11 de Setembro, em Lisboa, no Institut Franco-Portugais. O Festival Música Viva 2007 é o mais importante evento dedicado à música culta contemporânea em Portugal, assumindo também uma especial vertente no que respeita às relações da música com as novas tecnologias. O evento volta a ter como director artístico e director técnico o seu fundador, Miguel Azguime (principal responsável pela Miso Music Portugal), e decorrerá até 23 de Setembro, dividindo-se pela primeira vez na sua História entre Lisboa (Institut Franco Portugais e Fundação Caloste Gulbenkian) e o Porto (Casa da Música). O concerto inaugural do Festival Música Viva 2007 estará a cargo do Sond'Ar-te Electric Ensemble, estreando esse novo agrupamento fundado pela Miso Music Portugal, que conta com Pedro Amaral como director e condutor. Nesse concerto inaugural do festival serão interpretadas composições de Filipe Pires (Prólogo), Masataka Matsuo Resonant Solitude, em estreia mundial), Pedro M. Rocha (To a World Free From Beliefs, encomenda do festival, em estreia mundial), Cândido Lima (Gestos-Circus-Círculos) e Philippe Leroux (Voi-rex, em estreia nacional).
São muitos os pontos de interesse da programação do Festival Música Viva 2007, nele se registando também a participação de várias figuras da música culta nacional com íntimas ligações a Alcobaça. Esse é o caso do saxofonista alcobacense Mário Marques, um dos pilares do quarteto de saxofones Saxofínia, que actuará num dos espectáculos do festival, em 14 de Setembro, no Institut Franco-Portugais, num concerto em que o Saxofínia interpretará composições a si dedicadas por vários compositores portugueses ou residentes em Portugal. Em 15 de Setembro, num concerto da Orquestra Gulbenkian em que a mesma será dirigida pelo maestro Renato Rivolta, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, será interpretado o Concerto Para Viola e Orquestra de Alexandre Delgado, compositor que é também o actual director artístico do Cistermúsica. O percussionista alcobacense Manuel Campos actuará também no Festival Música Viva 2007, em 21 de Setembro, na Casa da Música, integrando o Remix Ensemble, num concerto em que aquele insigne agrupamento da música culta contemporânea europeia será acompanhado pelo Coro Gulbenkian, interpretando exclusivamente composições do notável compositor português Emmanuel Nunes. Antes desse concerto será lançado no mesmíssimo local un novo e mutio aguardado CD em que o Remix Ensemble interpreta também exclusivamente obras musicais de Emmanuel Nunes.
É claro que, tal como vem sendo habitual, o Nas Faldas da Serra volta este ano a prestar grande atenção a esse marcante evento que continua a ser o Festival Música Viva.

No comments: