Sunday, September 09, 2007

10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS NÃO TERÁ APOIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA/INSTITUTO DAS ARTES....

A front page da página da companhia alcobacense S.A. Marionetas-Teatro & Bonecos na Internet (www.samarionetas.com) anuncia já que entre 5 e 14 de Outubro decorrerá em Alcobaça a 10ª edição do Festival Nacional de Marionetas-Marionetas na Cidade. A mesma notícia anuncia também que este ano aquele sempre excelente evento contará com a participação de 13 companhias, que durante 10 dias apresentarão 30 espectáculos em vários locais da cidade de Alcobaça. Ali se anuncia também que toda a programação do festival estará brevemente disponível. Como se sabe, é regra geral e habitual daquela companhia fazer (muito!) bem tudo aquilo em que (felizmente!) se mete. Torna-se por isso incrível o que aquela front page da Internet anuncia, e que seguidamente transcrevemos:
"MAS....

Esta edição não tem o Apoio do Ministério da Cultura / Instituto das Artes,
sim é verdade, depois de 9 edições o Festival Nacional de Teatro de Marionetas não recebeu o apoio que foi solicitado no concurso aos apoios pontuais do I.A..
A resposta à candidatura foi a seguinte"...razoavelmente fundamentado e com interesse cultural, mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.".
Não conseguimos entender o que quer dizer "razoavelmente fundamentado" e pensamos que chega mesmo a ser ofensivo o final da frase "...mas cuja relevância artística podia ser mais explicita.", visto que se trata sempre de um evento onde a produção nacional é rainha, entendemos, nós, que então se está a sugerir que a produção nacional de teatro de marionetas não tem muita relevância artística!
Sendo assim, convidámos uns amigos mais chegados e cheios de relevância artística e vamos fazer a 10ª edição do Festival Nacional de Marionetas com MUITA RELEVÂNCIA ARTÍSTICA; e a julgar pelos apoios que o festival vai ter este ano foi MUITO FUNDAMENTADO O PROJECTO. Mas é claro que não chega para o que gostávamos de fazer pelo teatro de marionetas em Portugal e por isso as companhias que participam nesta edição são também patrocinadores do projecto, para que o FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE MARIONETAS NÃO ACABE.
Obrigado a todos por continuarem a acreditar na relevância artística do teatro de marionetas em Portugal"

É verdade: o mesmo Estado socrático (no pior sentido) que esbanjou inutilmente milhões de euros a construir egocêntricos estádios de futebol que continuam maioritariamente às moscas e se prepara para projectos megalómanos como o TGV Lisboa-Porto-Lisboa ou o quimérico Aeroporto da Ota, pensa que quem continua, contra tudo e contra todos, a fazer o "serviço público" de levar a Arte ao povo em Portugal não tem "relevância artística explícita". Algo continua (muito) pôdre no reino de Portugal, não é?

No comments: