Friday, February 29, 2008

ORQUESTRA DO ALGARVE PROMOVE II ATELIER DE LEITURA PARA JOVENS COMPOSITORES

A Orquestra do Algarve organizou em 2007 um muitíssimo bem sucedido I Atelier de Leitura Para Jovens Compositores, em que um dos distinguidos foi o nosso caríssmo amigo e excelente compositor Patrício da Silva, que recentemente viu ser estreada pela Orquestra do Algarve a sua composição para orquestra distinguida nesse I Atelier. A Orquestra do Algarve volta este ano a organizar um Atelier de Leitura Para Jovens Compositores, cujo regulamento seguidamente publicamos, na expectativa de mais um sucesso para um evento tão notável como necessário:
II Atelier de Leitura para Jovens Compositores
1. A Orquestra do Algarve anuncia a segunda edição do Atelier de Leitura para Jovens Compositores criado com o objectivo de dar a conhecer o trabalho de compositores em início de carreira, no domínio da escrita orquestral.

2. Poderão participar compositores de nacionalidade portuguesa; ou compositores de outras nacionalidades residentes em Portugal há mais de dois anos.

3. Na presente edição do atelier não haverá limite de idade para as inscrições. Porém, será dada prioridade a compositores que se encontrem inequivocamente em início de carreira.

4. Os candidatos matriculados em estabelecimentos de ensino musical (nível médio e/ou superior), deverão fazer prova da sua matrícula mediante apresentação de documento oficial.

5. As candidaturas de estudantes particulares ou de compositores que já tenham completado os seus estudos deverão incluir uma carta de recomendação.

6. São aceites candidaturas de compositores participantes na edição de 2007, mas será dada prioridade a novos candidatos.

7. Até ao dia 30 de Abril de 2008 (fazendo fé o carimbo de correio) os candidatos devem enviar os seguintes materiais:
I. Boletim de inscrição devidamente preenchido (1)
II. Curriculum vitae
III. Três peças recentes (devidamente encadernadas), se possível, incluindo uma peça orquestral
IV. É fortemente aconselhada a inclusão de gravações áudio ou, em alternativa, de ficheiros midi das mesmas Todas as partituras e gravações deverão estar identificadas apenas com o pseudónimo do candidato
1. Os materiais deverão ser enviados em duplicado (partituras e gravações), em correio registado, para o seguinte endereço:

Associação Musical do Algarve
Apartado 27
8001-901 Faro

2. Um Painel de Leitura formado pelo maestro Cesário Costa e pelo compositor Luís Tinoco seleccionará oito compositores que deverão depois escrever uma peça orquestral original com uma duração máxima de oito minutos, para ser lida num ensaio da Orquestra do Algarve.
As peças deverão ser escritas para a formação da Orquestra do Algarve.
1. Os candidatos seleccionados comprometem-se a entregar as partituras e os materiais de orquestra, devidamente cuidados e preparados para a sessão de leitura.

2. A Orquestra do Algarve compromete-se a fazer um ensaio das peças em data a anunciar oportunamente
I. O ensaio será aberto ao público
II. As peças serão gravadas durante o ensaio e será oferecida uma cópia de cada gravação aos autores das partituras, para que estes as possam usar para fins estritamente promocionais do seu trabalho (i.e., inclusão nos seus portfolios)
III. Contudo, as gravações não poderão ser usadas para fins comerciais, nem ser radiodifundidas, nem ser disponibilizadas por quaisquer outros meios sem autorização prévia da Orquestra do Algarve
Os compositores aceitam, também, disponibilizar a partitura de orquestra e respectivos materiais, livres de quaisquer encargos para a Orquestra do Algarve

3. Posteriormente, o Painel de Leitura escolherá um mínimo de uma das obras ensaiadas para ser integrada na programação da Orquestra do Algarve durante a Temporada de 2008/2009

4. Idealmente – porém dependendo da qualidade final das obras apresentadas – será feita uma encomenda de uma obra orquestral a um dos candidatos, também para ser estreada durante a Temporada de 2008/2009
Os casos omissos neste regulamento serão solucionados pelo Painel de Leitura e pela Direcção da Orquestra do Algarve.
Mãos à obra, ou melhor escrevendo, composições à obra, jovens compositores! Já!

No comments: