Friday, May 29, 2009

CORAIS DO ORFEÃO E CORO DE CÂMARA DE LEIRIA ASSOCIAM-SE A CENTENÁRIO DE MESTRE CORDEIRO, EM CONCERTO...

Mestre Cordeiro - Comemorações do Centenário
Concerto
30 de Maio - 21 horas
Igreja Paroquial de Cortes - Leiria
Corais do Orfeão de Leiria - Coro de Câmara de Leiria
Entrada Livre
Os Corais do Orfeão de Leiria fundados em Maio de 1946 tiveram como seu primeiro director artístico Rui Barral, a que se seguiram José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Norberto Gomes, Francisco Bernardino dos Santos Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento e Augusto Mesquita. Actualmente é dirigido pelo maestro Pedro Miguel.
O Coro de Câmara de Leiria foi fundado em 1992 pelo Professor Eli Camargo, seu Maestro Titular até 1996. É constituído por alunos e antigos alunos da escola, e dedica-se a repertório vocal da Renascença ao Século XX. Teve alguns dos pontos altos da sua actividade em 1995, ano em que efectuou uma digressão pelo norte de Itália, e em 2004, ano em que participou no Festival Música em Leiria. Depois de algum tempo sem actividade regular, foi recriado em 1997 pelo professor Pedro Figueiredo e, actualmente é dirigido por Pedro Miguel.
Mestre António Cordeiro Gonçalves (1908-1996) foi músico, mestre, compositor e cortesense ilustre cuja personalidade e actividade musical em prol das filarmónicas se distinguiu para além do concelho de Leiria durante todo o século XX. No sentido de evocar com dignidade e abrangência a vida e obra do Mestre, constituiu-se uma Comissão Organizadora para desenvolver um programa anual com a participação das onze Filarmónicas do Concelho de Leiria, do Orfeão de Leiria e de outras Bandas convidadas.
Ora aí está um concerto que pode ser o princípio de mais uma bela amizade: é de ir!

No comments: