Devo iniciar esta postagem com uma advertência aos seus prováveis leitores. Os mais atentos visitantes deste blogue já se terão certamente apercebido de que eu estou presentemente a acompanhar dois festivais de música em simultâneo: o XIV Cistermúsica e o XXIV Música em Leiria. Tenho-o conseguido sem grandes problemas, mas neste fim-de-semana a questão complicou-se bastante, dada a coincidência de datas entre dois espectáculos daqueles eventos. O de dança contemporânea pela CeDeCe no Cine-Teatro de Alcobaça (Cistermúsica) e o de música muçulmana e judaica no Reino de Al- Andaluz pelo Mudéjar, inicialmente previsto para o Mosteiro da Batalha, mas alterado para o Auditório da sua Câmara Municipal (Música em Leiria). Acabei por resolver o problema a contento, dado que o espectáculo de Alcobaça seria a repetição de outro igual, não integrado no Cistermúsica, também apresentado pela CeDeCe no mesmíssimo local (embora integrado na programação do Cine-Teatro de Alcobaça). Desse modo, e graças à amável disponibilidade de ambas as organizações, pude alterar a minha presença do espectáculo de sábado para o espectáculo de 6ª feira, o que, à partida, tornaria a contagem do público presente num e noutro espectáculo o meu único problema, facto que, contudo, nada alterou a minha análise sobre o espectáculo em causa, dado que os bailados apresentados eram precisamente os mesmos, interpretados pelos mesmíssimos bailarinos e pela mesmíssima companhia de dança.
Esclarecido este facto, deverei então aqui escrever que acompanho já a produção artística da CeDeCe desde 1992, ano em que participou na primeira edição do Cistermúsica, então ainda sob a sub- designação de Companhia de Dança Contemporânea de Setúbal. Logo de entrada foi então apresentado o bailado Alliens, coreografado e interpretado por Sónia Rocha, sobre música dos Queen, Goldsmith e Klauds. Na minha memória pairava então, em termos de dança, uma memorável apresentação do Grupo de Bailado Verde Gaio na nossa então Praça Dr Oliveira Salazar (hoje 25 de Abril) e a verdade é que logo fiquei cativado pelo trabalho artístico daquela companhia, então apenas prejudicada pelo facto de o local daquele espectáculo ter sido o para esses casos deficiente Refeitório do Mosteiro de Alcobaça. Apenas 3 anos depois consegui assistir a um espectáculo da CeDeCe suportado pelas devidas condições logísticas para público e intérpretes, quando em 1995 ela actuou no Cine-Teatro de Alcobaça, durante o III Cistermúsica, espectáculo essencialmente vincado na minha memória visual e auditiva por uma segunda parte em que foi apresentado o bailado O Autor, concebido por António Rodrigues sobre textos e canções de José Saramago (ouvindo Beethoven) e sobre A Pedra Filosofal de António Gedeão e Manuel Freire. Mal calcularíamos todos então que aquela companhia de dança ainda acabaria, um dia, por ficar sedeada em Alcobaça e que poderíamos ter muito mais vezes o privilégio de assistir aos seus cuidados espectáculos, nomeadamante nas 13ª e 14ª edições do Cistermúsica.
O espectáculo/ performance da CeDeCe a que assisti na passada 6ª feira no Cine-Teatro de Alcobaça (que se repetiria no sábado, englobando a programação do XIV Cistermúsica) era dividido em duas partes, na primeira das quais foi apresentada, em estreia absoluta, a peça Sevilha, coreografada pelo brasileiro Sávio de Luna a partir da obra poética A Educação Pela Pedra e Depois, de João Cabral de Melo Neto, em conjunção com música especialmente concebida por Danilo Guanais para esse efeito. Na segunda parte, foi apresentado, também em estreia absoluta, o bailado Lorca, coreografado pelo israelita Hofesh Shechter a partir do drama Bodas de Sangue, de Federico Garcia Lorca, sobre uma colagem musical entre música de Mozart, silêncio e música árabe, cujo autor o programa do espectáculo não esclarecia... Ambos os bailados tinham exemplar direcção de cena e eficiente desenho de luzes de António Rodrigues, numa noite em que a CeDeCe voltou a estar mesmo muito bem, apresentando bailados servidos por coreografias enleantes, movimentadas e tecnicamente muito bem conseguidas. Este espectáculo foi mais uma firme demonstração da qualidade do trabalho de direcção artística há vários anos desenvolvido por Maria Bessa e António Rodrigues naquela companhia de dança contemporânea, facto nesta 6ª feira novamente exibido por praticamente todos os bailarinos que ali actuaram. A CeDeCe voltou assim a encher-me (todas) as medidas em termos de produção artística e criativa, não podendo deixar de aqui incluir uma nota muito especial para os esboços e pinturas sobre bailarinos concebidos por Carlos Martins Pereira para a brochura/ programa deste belíssimo espectáculo de dança, co-produzido pelo XIV Cistermúsica- Festival de Música de Alcobaça. No que respeita à feliz ilustração musical de ambos os bailados, mereceu-me especial atenção a globalizante criatividade da composição programática de Danilo Guanais para Sevilha, bem como a tangencial conexão com o fio condutor da direcção artística deste XIV Cistermúsica musicalmente exposto pela colagem musical concebida para Lorca, na qual a utilização espacial do silêncio foi também notável. O único senão, pelo menos na noite de 6ª feira, é que a assistência a este excelente espectáculo de dança contemporânea não chegava às 7 dezenas de espectadores, facto pelo qual não me atrevo a deixar já aqui algum juízo definitivo, embora ache ter ali estado pouco público para o que a qualidade do espectáculo merecia e prometia. Ainda para mais numa altura em que o Cistermúsica é um dos raros festivais de música nacionais a incluir bailado na sua programação...
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1 comment:
Apurei esta tarde que no espectáculo de dança contemporânea de sábado da CeDeCe, integrado no Cistermúsica, estiveram entre 80 a 90 espectadores, facto que não altera essencialmente o que aqui foi escrito, dado que as mesmas fontes me revelaram ter-se mantido a qualidade da noite anterior...
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