Friday, January 04, 2008

OUTRO SENTIDO DE ANTÓNIO ZAMBUJO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE LAGOA

António Zambujo - Outro Sentido - Auditório Municipal de Lagoa - 12 de Janeiro - 21h30
Neste espectáculo, António Zambujo apresenta o terceiro disco da sua carreira, “Outro Sentido”, após os êxitos de “O mesmo Fado“ (2000) e “Por meu cante” (2002). Em “Outro sentido”, o cantor alentejano dá continuidade ao trabalho anterior, “Por meu cante”, no qual dá a conhecer as suas outras influências musicais para além do fado: a Música Tradicional Portuguesa, a MPB (Música Popular Brasileira) e o Jazz. “Identifiquei-me desde sempre com os temas tradicionais portugueses, com as canções de João Gilberto e Caetano Veloso assim como com a voz e o trompete de Chet Baker”. Neste disco, Zambujo lançou um desafio a si próprio ao recriar clássicos da música de Portugal e do Brasil. “Queria actualizá-los musicalmente. Alguns dos temas escolhi-os porque sempre gostei muito das interpretações que já tinham sido gravadas e queria poder cantá-los à minha maneira”. Nesta noite, António Zambujo interpretará fados “clássicos” considerados verdadeiras pérolas do cancioneiro português como “Amor de mel, amor de fel”, “Fado menor” (com letra da poetisa Maria Manuel Cid), “Nem às paredes confesso” (um clássico de Max, cantor preferido de Zambujo e grande referência no seu trabalho), “A nossa contradição” (tema com música de Alfredo Marceneiro e letra da fadista Aldina Duarte), além de “Fadista Louco” e “Foi Deus” (ambos fados compostos pelo alentejano Alberto Janes). Para além dos fados, o público também terá oportunidade de ouvir temas populares como o “Chamateia”, da autoria do açoriano Luís Alberto Bettencourt e Para que quero eu olhos”, uma delicada recriação do tema imortalizado na voz de Adriano Correia de Oliveira. “Quando tu passas por mim” e “Lábios que beijei”, dois conhecidos clássicos da MPB receberão também surpreendentes interpretações de Zambujo, assim como o emblemático “Eu já não sei”, conhecido pela interpretação de Carlos Ramos. Ao longo do espectáculo, António Zambujo e os seus companheiros de palco também não deixarão de interpretar êxitos dos discos anteriores como “Senhora da Nazaré”, “Pra onde quer que me volte”, “Aquela janela virada pro mar”, entre outros. “Outro sentido” é um espectáculo no qual António Zambujo canta e sente o fado à sua maneira, apontando outras direcções para a sua música. Músicos: António Zambujo – voz e guitarra clássica, Paulo Parreira – guitarra portuguesa, Ricardo Cruz – contrabaixo. É de ir!

No comments: