Sunday, February 17, 2008

JUVENIS DO CISTER SPORT ALCOBAÇA PERDERAM ÚLTIMO JOGO DO CAMPEONATO NACIONAL DE ANDEBOL

A equipa de juvenis masculinos do Cister Sport Alcobaça terminou ontem, em Sernancelhe, a sua participação no Campeonato Nacional de Andebol, perdendo por 37-28 contra a sua congénere da Escola de Andebol de Moimenta da Beira. A equipa alcobacense terminou aquela sua participação contando por derrotas os jogos disputados, embora desta vez aquele resultado tenha sido injusto, nomeadamente em termos de verdade e realidade desportiva. Foi realmente impróprio para consumo o espectáculo a que assistimos no excelente Pavilhão Municipal de Sernancelhe, que aquela equipa de Moimenta da Beira utiliza há quatro anos, esperando a conclusão e inauguração do novo pavilhão desta última localidade. Percorremos 244 quilómetros para cada lado, esperando voltar a ver um autêntico jogo de andebol, a exemplo do que anteriormente ocorrera nesta fase do campeonato nacional. Infelizmente, não foi isso que sucedeu, confirmando, no pior sentido, informações anteriores referentes a distúrbios causados pelos apoiantes daquela equipa de Moimenta da Beira durante alguns dos seus jogos anteriores, num dos quais, árbitros e adversários tiveram mesmo de sair do pavilhão e da localidade escoltados por forças policiais. E o que fez neste caso essa entidade esquisita a que chamam Federação Portuguesa de Andebol? Absolutamente nada! O jogo do Cister Sport Alcobaça contra a Escola de Andebol de Moimenta da Beira realizou-se sem qualquer espécie de policiamento (da PSP ou da GNR), com a agravante de para ele terem sido nomeados os dois piores árbitros que já vi num jogo de andebol, desporto que acompanho há mais de 30 anos! E se a dualidade de critérios de arbitragem, ou a falta destes, foram gravíssimas neste jogo, pior foi ainda a insegurança que os jogadores alcobacenses e os seus acompanhantes sentiram em campo e nas bancadas, perante uma insultuosa orda de adeptos do clube de Moimenta da Beira, que ameaçadoramente pressionaram adversários e árbitros durante todo o tempo de jogo, contribuindo para que toda a sua verdade desportiva fosse concretamente aviltada e gravemente perturbada, nomeadamente na atribuição de cartões amarelos e suspensões de 2 minutos a jogadores alcobacenses e até mesmo ao seu treinador Abel Ferreira (curiosamente alguns deles desaparecidos da própria ficha de jogo).... Mal continua o andebol nacional, sujeito a acontecimentos desta estirpe, perante a indiferença de uma federação que longe de se mostrar como uma instituição de utilidade pública merecerá mesmo, graças a casos como este, o estigma de autêntica instituição de desutilidade pública!

2 comments:

Alcobacense said...

Como eu o percebo, José.
Acompanhei de perto durante muitos anos o andebol do Cister, pois a minha esposa jogou nos séniores femininos até à poucos anos atrás e confesso que tb me aborrecia bastante a maneira como os campenatos se iam desenrolando. Tudo girava à volta de favorecimentos (sempre para as equipas de Leiria, amigas da federação distrital) e o público era cada vez mais um público pouco interessado no desporto e na modalidade mas sim nas "peixeiradas" que gostavam de gerar.
E se nestas andanças mais "amadoras" as coisas vão de mal a pior, nos campeonatos nacionais da 1ª divisão tb não vão melhores. Fui certo dia ver um jogo de andebol do Benfica e jurei para nunca mais. O nível da assistência é tão baixo, tão baixo, que mesmo antes do jogo começar já estão com ofensas bastante gravosas para os jogadores adversários. Não há nada de desporto no que vi no pavilhão da Luz. A linguagem era tão má que cheguei a ponderar saír para que o meu filho não tivesse de ouvir aquele palavreado baixíssimo com uma enorme falta de educação.
Em Portugal não há desporto. Há batalhas dentro de campos e ringues. As federações apenas olham para o próprio umbigo e não estão nada preocupadas com as modalidades. É assim no Andebol, no Hóquei e até mesmo no futebol. Quando o desporto rei vai como vai...
Basta tb ver as prestações do nosso desporto nos embates com equipas estrangeiras. Declínio total...

José Alberto Vasco said...

Não foi por acaso que, durante alguns anos, a Federação Portuguesa de Andebol teve o seu estatuto de utildade pública suspenso. Em certos campos, este país está a ficar uma autêntica vergonha!