Sunday, April 27, 2008

25 DE ABRIL/CONCURSO LITERÁRIO: 30 POEMAS PARA COMEMORAR A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS

MINHA PÁTRIA DE ABRIL

Oh! Meu País algemado,
que viveste em cativeiro,

tanto ano amordaçado,
sofrendo prisioneiro.

Gravado tens na memória,
manchas de sangue e tristeza;
negras páginas de história,
de prisões e de crueza.

Oh! Minha Pátria chorosa
que acordaste em Abril
e foi cravo em vez de rosa
que nasceu no teu fuzil.

Dinossauros e dragões
perderam a armadura,
tremeram seus corações
ao cair da ditadura.

O silêncio ganhou voz,
a mudez foi derrotada,
a Liberdade, por nós
foi finalmente alcançada.

Floriram as ilusões
nesta Pátria de Abril,
os homens deram as mãos,
eram muito mais que mil!

A Liberdade brotou
como cascata feliz
e a esperança se agitou
nas bandeiras do País.

Junto ao mastro cresceu trevo,
no centro espiga doirada
e dizer até me atrevo,
nasceu papoila encarnada.

Meu País de imensidão,
fresca água de gomil
vives em meu coração
doce poema de Abril.

MARIA CECÍLIA SOBRAL SANTOS FRANCO DE SOUSA

No comments: