Tuesday, December 16, 2008

INTENSIDEZ BIBLIOCAFÉ MOSTRA QUE O ALENTEJO NÃO É SÓ PAISAGEM: TAMBÉM TEM TERTÚLIAS MUITO INTERESSANTES!

... Esta Semana, no Intensidez Bibliocafé:
(Rua do Escrivão da Câmara, 10-10A / Évora)
18 de Dezembro - 21:30 - 5ª feira
Conversa em volta dos livros "Os livros da Estação..." . O frio, condicionado, ou contrariado, por um qualquer aparelho de aquecimento, ou simplesmente vencido pela sempre fiel manta do sofá, e o calor, que ainda há escassos meses pedia nos corpos bebidas e banhos refrescantes, determinam, ou influenciam, a selecção das suas leituras? Escolho para ler de Inverno um romance que jamais me atreveria a ler em tardes tórridas? E leio à beira mar, no Verão, livros que não combinam com uma lareira? Se a sua resposta a estas questões é sim, ou não, venha partilhá-la connosco e com todos aqueles a quem uma potencial sazonalidade dos livros desperta interesse.
19 de Dezembro - 22:00 - 6ª feira
Conversaciones - as plantas e as suas essências, por Willemijn de Jonj
A Quinta Essência é uma Sociedade Agrícola cuja actividade principal é o cultivo, transformação e comercialização de plantas aromáticas e medicinais autóctones, e seus derivados, do Alentejo interior. Todos os produtos são 100% ecológicos, desde a cultura à transformação das ervas, obedecendo a todas as normas internacionais. Os produtos não contêm ingredientes derivados da indústria petroquímica, mas são da origem vegetal. O monte está no Concelho de Portel, acerca de 8 km da Barragem de Alqueva e à 5 km da aldeia de Amieira. Esta e uma das regiões mais pobres do pais, onde a agricultura, o principal sector de actividade, tarda em avançar para soluções inovadoras e sustentáveis. Neste sentido, o projecto da Quinta Essência tem também uma vocação de desenvolvimento local e regional, procurando contribuir ao conservação e valorização do sistema agro-florestal tradicional do Montado do Sobreiro e do Montado da Azinheira em decadência, no Alentejo com culturas alternativas, aproveitando da vegetação natural do montado. Como base para os produtos finais usamos os óleos essenciais destas plantas autóctones, sejam estas de origem espontânea, sejam cultivadas segundo processos de agricultura biológica. Os óleos essenciais são obtidos pela destilação a vapor no lugar próprio. As espécies são entre outras: o rosmaninho, o alecrim, a hortelã, o poejo e a esteva." Willemijn de Jonj"
20 de Dezembro - 22:00 - Sábado
Palestra, por António J. Caselas
Como pensar a política hoje? Qual é a diferença entre os paradigmas clássicos da filosofia política e o pensamento actual? Como definir o Estado e o seu papel? Quais são as relações entre a soberania e a cidadania? O que é a biopolítica?O pensamento político de um filósofo contemporâneo, Giorgio Agamben, poderá ser um ponto de partida para debater estas questões. Independentemente da nossa adesão às suas teses, o próprio momento civilizacional que atravessamos, torna cada vez mais premente essa reflexão.
Évora é realmente uma cidade maravilhosa, não é? É de ir!

No comments: