Armazém das Artes - Alcobaça
Workshop
-Planificação e Organização de Exposições-
-O PAPEL DO CURADOR-
20/21 JUNHO - ALCOBAÇA
INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES: PREÇO: 130 Euros.
INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES: PREÇO: 130 Euros.
Organização: AntiFrame - Independent Curating Project
Co-produção: Armazém das Artes
HORÁRIO: 10h - 13h / 14h - 19h
LOCAL: Armazém das Artes Alcobaça
OBJECTIVOS
OBJECTIVOS
O objectivo desta acção de formação é enquadrar no contexto da gestão de projectos culturais e das exposições de arte contemporânea, em particular,a função do curador.
CONTEÚDOS
A exposição constitui o meio através do qual a arte contemporânea adquire visibilidade, ao ponto de ser hoje um elemento fundamental da nossa cultura visual. Daí que seja crescente, nos últimos anos,o interesse pelos modos de conceber e organizar exposições. Assim, neste curso discutem-se os mais recentes desenvolvimentos do discurso crítico respeitante à prática curatorial, analisando-se ainda as metodologias subjacentes à implementação de projectos.
METODOLOGIA
Sessões teóricas intercaladas com outras de tipo prático.
PÚBLICO-ALVO
Estudante de artes, cultura e comunicação, artistas, produtores, agentes culturais, etc.
DIA 20
DIA 20
O TRABALHO DO CURADOR
Recepção e entrega de pastas. Apresentação e objectivos do Curso. O lugar do Curador naGestão Cultural e o seu trabalho na organização de exposições. Ética e código de conduta. OCurador como "ideólogo": correntes actuais de pensamento estético nas diversas exposições.Taxinomia expositiva e Mercado da Arte: Galerias e Feiras. Bienais e novos eventos artísticos: o papel estelar dos curadores. Organizadores ou estrelas mediáticas? Veneza, Kassel e o "Grand Tour" da Arte Mundial.
Recepção: José Aurélio(Escultor, Director do Armazém das Artes)
COMO SE CRIA UM PROJECTO DE EXPOSIÇÃO
Visibilidade do Projecto (valorização cultural e económica). Elaboração de equipas profissionais:design, produção, montagem e outros profissionais. Desenvolvimento do projecto. Os organismos de gestão cultural: conciliar interesses, convénios de colaboração. Procedimentos. Instituições estatais, autónomas, locais. Privados e Fundações. Patrocínio, "fundraising", doações, mecenato e outras figuras de apoio à difusão da Arte Contemporânea. O contacto com as entidades de gestão: como fazê-lo e como "vender" a ideia do próprio projecto. Em que consiste o "fundraising" cultural. O seu contributo ao desenvolvimento da Indústria Cultural. Trabalho prático tendo como ponto de partida o espaço expositivo do Armazém das Artes.
DIA 21
DIA 21
COMO SE ORGANIZA UMA EXPOSIÇÃO
Construção do projecto e cronograma do mesmo, sua coordenação técnica e assegurar os recursos técnicos para a realização do mesmo. Viabilidade e gestão económica do mesmo: delimitação de necessidades e cálculo de custos. Fases de procedimento na gestão dos gastos. Contratos administrativos, expedientes. Memórias e arquivos. Desenho e montagem da exposição: projecto técnico da sala. Os objectos a expor. Elaboração do projecto.
COMO SE DIVULGA UMA EXPOSIÇÃO
O catálogo e outras publicações nas exposições.Os elementos de apoio à exposição. Inaugurações e conferências de imprensa. Dossiê de imprensa e difusão nos media. As novas tecnologias de informação aplicadas à difusão das exposições: elaboração de dossiês electrónicos, blogues, páginas Web e outros recursos. Debate final.
DIRECÇÃO DO WORKSHOP
DIRECÇÃO DO WORKSHOP
Cláudia Camacho - Doutoranda em História da Arte (Universidad Complutense, Madrid). Comissariou as exposições: High Speed Press Plate de José Luís Neto (CBA, Madrid); Se Busca Memoria Perdida de Kristoffer Ardeña (Centro 14, Alicante); RepresentaçãoPortuguesa no DVD-Project (Fundação Telefónica, Peru), Contemplaciones (Loop Festival, Barcelona).É coordenadora do projecto internacional AntiFrame - Independent Curating Project
Convidado: José Luís Neto - A sua formação dividiu-se entre Lisboa, onde fez o Plano Completo de Fotografia no Ar.Co (Centro de Arte e Comunicação Visual), e Londres, desenvolvendo um projecto individual (Ideia de Luz) no Royal College of Art. Vencedor do Prémio BesPhoto05.
Trata-se mesmo de um imperdível workshop. É de participar!
No comments:
Post a Comment