Tuesday, July 28, 2009

REMADE IN PORTUGAL O9, EM LISBOA, NO MUSEU DA ELECTRICIDADE

-REMADE IN PORTUGAL-
EXPOSIÇÃO DE DESIGN ECOLÓGICO E ARTES PLÁSTICAS
Museu da Electricidade - Lisboa
De 29 de Julho a 13 de Setembro 2009
-Entrada Livre-
A exemplo do que aconteceu no ano passado, a edição 2009 do "Remade In Portugal" - uma exposição de design ecológico e artes plásticas - vai ter lugar no Museu da Electricidade. Entre 29 de Julho e 13 de Setembro próximos, para além da presença dos habituais estilistas e designers (como por exemplo Alda Tomás, Ana Salazar, Camilo Rebelo, Carlos Aguiar, Francisco Providência, Graça Correia, Roberto Ragazzi, Luís Buchinho, Pedro Sottomayor, Ricardo Dourado, Rita Garizo, Rui Grazina, Virgínio Moutinho), este Remade conta com a presença de artistas plásticos que, preocupados também com o futuro do mundo e da arte, mostram como continuar a fazer arte reciclando as suas próprias obras. São eles Joana Vasconcelos, Nuno Cera, Pedro Valdez Cardoso e Xana - todos comissariados por João Pinharanda. "A um Passo do Sonho" é o mote desta exposição que pretende mais uma vez chamar a atenção para a importância que pequenos gestos do nosso quotidiano podem ter na construção de um Futuro melhor. Está nas nossas mãos alcançar o Sonho!
Contexto
A crise global que se instalou no último ano obriga a uma reflexão sobre os nossos comportamentos de cidadãos activos e responsáveis. É fundamental tomar consciência dos nossos hábitos de consumo, alterá-­los, minimizar o desperdício e antever o impacto das acções individuais e colectivas na sociedade. Desta forma, o projecto Remade in Portugal ganha ainda mais pertinência e razão de existir. A exposição, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, em Lisboa, será também o lugar ideal para lançar este alerta e pensar o futuro, criar estratégias que permitam relançar a economia, encontrar soluções sustentáveis.
Estrutura da Exposição
A exposição Remade in Portugal desenvolve­-se em 6 momentos distintos. Ao entrar na exposição, o visitante encontra uma chamada de atenção para problemas ambientais que assolam o nosso planeta: a seca, as inundações e os incêndios. O "Alerta" é-­nos apresentado através de um vídeo do artista Nuno Cera. Este primeiro momento de paragem e reflexão conduz ao "Labirinto Remade" onde, pelas mãos de profissionais das áreas do design, arquitectura e moda surgem objectos realizados com materiais reciclados. O terceiro momento expositivo é dedicado aos "Novos Talentos". Para tal, criou-­se, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos, o Espaço Caixa, onde estão presentes os finalistas do "concurso de design com materiais reciclados". Os objectos expostos reflectem as preocupações ambientais no acto de projectar de jovens estudantes universitários que, no futuro, serão profissionais activos da nossa sociedade. A crítica social surge nos quarto e quinto momentos, com o "Arco do Triunfo", do artista plástico Xana e com a instalação "The order of today is the disorder of tomorrow", de Pedro Valdez Cardoso, respectivamente. Os momentos de alerta e a consciência da crise económica global conduzem a uma (auto) crítica e a uma procura de soluções para os problemas eminentes. Esta procura, esta intensa actividade interior, permite sonhar, alcançar a imagem do paraíso, o "Jardim do Éden" que Joana Vasconcelos nos oferece, no final da visita. O Remade in Portugal é um projecto que procura incentivar à criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide­-se em 2 campos: pré e pós­-consumo. Por pré­-consumo entende­se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós-consumo entende-­se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos. Este projecto materializa­-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como a um nível internacional, com o objectivo de difundir a cultura do eco­design e do desenvolvimento sustentável. O "Remade in Portugal" é a transposição para o panorama nacional de um projecto italiano denominado "Remade in Italy", concebido em 2004. O sucesso da iniciativa conduziu à sua internacionalização e projectos semelhantes foram implementados com sucesso na Argentina, Portugal, Chile, Brasil, França e Espanha. Em cada um destes países, o projecto é desenvolvido de forma autónoma, ainda que exista uma partilha de conceitos e iniciativas. Em Portugal, o projecto conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direcção Geral das Artes.
Absolutamente a não perder!

No comments: