Tuesday, October 13, 2009

FESTA DA MARIONETA EM ALCANENA, NO CINE-TEATRO SÃO PEDRO

CINE-TEATRO SÃO PEDRO / ALCANENA
.....................................................
15 OUTUBRO [QUINTA-FEIRA] [14:00H]
[TEATRO] [FESTA DA MARIONETA]

[TEATRO DE MARIONETAS DO PORTO]
POLEGARZINHO

Três vezes
Crescerá e minguará
A lua
E depois uma criança nascerá
A força do gigante
E a bravura do leão
Ela terá
E ainda que não seja
Maior do que o polegar
Dela se falará
Até ao fim dos tempos

Encenação, texto e cenografia - João Paulo Seara Cardoso
Marionetas, figurinos e ilustrações - Júlio Vanzeler
Música - Roberto Neulichedl
Desenho de luz - Jorge Costa
Produção - Sofia Carvalho
Interpretação - Edgard Fernandes, Sara Henriques, Sérgio Rolo, Shirley Resende (pianista)


Imaginado exclusivamente para um público infantil, o espectáculo que hoje estreia no Balleteatro Auditório pode, em todo o caso, ser visto com agrado por adultos: “A fraqueza perante a imensidão do mundo é uma situação-arquétipo que encaixa tanto nuns como noutros. O polegarzinho conseguir vencer o gigante é uma catarse também para os adultos. E o mais interessante disto tudo está, justamente, em ver famílias a partilhar o prazer do teatro”.
De um lado do palco, há um ecrã onde vão sendo projectadas as ilustrações de Júlio Vanzeler (também autor das marionetas e dos figurinos), a uma cadência semelhante à do virar de página na leitura de um conto infantil; do outro, a pianista Shirley Resende toca a música composta por Roberto Neulichedl; ao centro, os actores (Edgard Fernandes, Marta Nunes e Sérgio Rolo) representam enquanto manipulam as marionetas.
No fim, para que uma eventual reacção de medo das crianças face à figura do gigante não subsista depois da peça, pergunta-se-lhes o que lhe aconteceu. Elas respondem, seguras. E vão para casa radiantes.
Marcos, Cruz in "Diário de Notícias", 25 de Maio 2002


Horário: 14:00
Duração aproximada: 50m s/Intervalo
Classificação etária: Maiores de 04
Preço do Bilhete: 5€ (Preço Único)
.................................
17 OUTUBRO [SÁBADO] [21:30H]
[TEATRO] [FESTA DA MARIONETA]

[STEPHEN MOTTRAM] [INGLATERRA]
IN SUSPENSION
Criação e Manipulação Stephen Mottram
Música Simon Waters, Glyn Perrin e Peter PcPhail

“In Suspension” é um engraçado e poético mundo alternativo onde as marionetas parecem ser independentes do artista que as controla.

Num momento elegante e carinhoso, sombrio e macabro no momento seguinte, este magnífico artista apresenta marionetas controladas por uma rede de fios, uma música extraordinária – e um perverso sentido de humor!

Em IN SUSPENSION a música foi especialmente composta por Glyn Perrin, Simon Waters e Pete McPhail. Todas as peças ouvidas no espectáculo são o resultado de uma pormenorizada colaboração entre os compositores e Stephen Mottram. O principal objectivo desta colaborações foio de assegurar que a relação entre o som e a imagem seria completamente perceptível durante o espectáculo. A música conduz o público até diversos eventos visuais e coreografia, através dos momentos musicais.

Stephen Mottram é um dos mais conceituados marionetistas da Europa. Desde 1998 que desenvolve uma linguagem teatral única, numa perfeita simbiose entre a música electroacústica e o poder do movimento como imagem. As suas produções, incluindo In Suspension, são o resultado de minuciosas colaborações com os compositores musicais com quem trabalha. Os seus espectáculos têm sido apresentados e aclamados em todo o mundo.

“Mottram takes the craft of puppetry to a level of sophistication that makes you gasp with the cleverness of it.”
Independent on Sunday
É de ir, a ambos!

No comments: