Thursday, November 19, 2009

SEMANA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, NO MUSEU DA CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

CULTURA CIENTÍFICA NO MUSEU DA CIÊNCIA

21 a 29 de Novembro 2009

Na semana da Ciência e Tecnologia, a cultura científica terá lugar de destaque no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Porque estamos no Ano de Darwin, a nossa programação está centrada na temática da evolução. Assista a peças de Teatro,
converse com cientistas, participe com a sua escola num dos jogos ou ateliers, envolva a sua família e descubra a evolução ou visite a exposição Darwin 150, 200 e a exposição de Mail-Art que apresentará os melhores trabalhos recebidos no âmbito da
iniciativa a (R)evolução de Darwin. Muitas propostas para uma única semana cheia de ciência.

CONFERÊNCIA

EVOLUÇÃO EXPERIMENTAL EM BACTÉRIAS
Isabel Gordo, Instituto Gulbenkian de Ciência
21 de Novembro 15h30
Entrada livre

Organização a cargo do Centro de Neurociências e Biologia Celular

Estudar o processo de adaptação em bactérias é crucial para compreender a sua biologia, a sua diversidade, a sua taxa de especiação e tem impacto na nossa saúde. Alguns resultados mostram-nos que uma população de bactérias tem uma enorme capacidade de adaptação.
Será, ainda, importante perceber os efeitos de mutações que conferem resistência a antibióticos, de modo a encontrar combinações de antibióticos que causem o maior custo para as bactérias e o menor para o hospedeiro humano.

MESA-REDONDA

A ORIGEM DAS ESPÉCIES. 150 ANOS
24 de Novembro 15h00
Entrada livre A 24 de Novembro de 1859 foi publicado um dos livros mais influentes da história da ciência: A Origem das Espécies, de Charles Darwin. Para falar da sua importância e impacto na actualidade, reunimos para uma conversa um filósofo, uma historiadora da ciência, um editor, um antropólogo e dois biólogos, moderada por uma jornalista de televisão.

António Bracinha Vieira Antropólogo

Ana Leonor Pereira Historiadora, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Guilherme Valente Editor, Gradiva

João Maria André Filósofo, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Jorge Paiva Biólogo, Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra

José Feijó Biólogo, Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade Ciências da Universidade de Lisboa, Instituto Gulbenkian de Ciência

A moderação da sessão estará a cargo de Sandra Inês Cruz, jornalista e apresentadora do programa 4 x Ciência

TEATRO

25 e 26 de Novembro 21h30-23h00
Entrada livre

Depois do sucesso da iniciativa CIENTISTAS AO PALCO, iremos retomar a apresentação de duas das peças que foram concebidas expressamente para Noite dos Investigadores, no passado dia 25 de Setembro.
21H30: STUPID DESIGN David Marçal
Trata-se de uma sátira às teorias do “desenho inteligente” (ou intelligent design) que procuram travestir o criacionismo como ciência. O espectáculo procura demonstrar que não é o formalismo e a complexidade de linguagem que tornam uma teoria cientifica. A base da ciência é a prova.

22H30: NASCER DA EVOLUÇÃO David Marçal e André Levi
O espectáculo faz uma alusão implícita aos movimentos crescentes, especialmente nos EUA (felizmente ainda com uma expressão limitada em Portugal) que procuram fazer passar o Desenho Inteligente (a ideia de que a biodiversidade resulta de uma criação inteligente) como uma teoria científica. É também uma abordagem sobre a capacidade de as bactérias desenvolverem resistência aos antibióticos, e a importância da utilização responsável de antibióticos.

MAIL-ART: A (R)EVOLUÇÃO DE DARWIN

21 a 29 de Novembro 10h00-18h00
Entrada livre
No âmbito das comemorações do bicentenário do aniversário do nascimento de Charles Darwin e dos 150 anos do aniversário da publicação da sua obra mais importante – A origem das espécies, lançámos o desafio aos artistas de Mail-Art de todo o mundo, no sentido de nos enviarem trabalhos inspirados na figura de Darwin ou na teoria da origem e evolução das espécies. Nesta mostra, vamos apresentar os melhores trabalhos recebidos.

ESPECIAL ESCOLAS

CONVERSAS COM CIENTISTAS

25 e 27 de Novembro 14h00-16h30
Gratuito Marcação prévia

Duas tardes para conhecer de perto o trabalho de alguns cientistas da Universidade de Coimbra e, deste modo, visitar os bastidores da ciência que se faz em Portugal.

25 de Novembro CONVERSAS COM CIENTISTAS

14H00-14H30
CÉLULAS ESTAMINAIS PLURIPOTENTES: AFINAL O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
João Ramalho-Santos Centro de Neurociências e Biologia Celular e Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra
A investigação em células pluripotentes embrionárias humanas tem apenas cerca de 10 anos. No entanto, dada a atenção que o tema tem merecido, até parece que passou mais tempo... Em que consistem essas células? De onde se obtêm? Apesar de toda a publicidade em torno do tema, para que servem mesmo? E de que modo a descoberta recente (há três anos) da indução de pluripotência em células "normais" pode alterar o actual estado de coisas? Serão estes alguns dos tópicos a debater.

15H00-15H30
VAMOS DESCOBRIR O QUE MATA OS NOSSOS PINHEIROS BRAVOS?
Luís Fonseca Instituto do Mar - Centro do Mar e Ambiente, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra
O agente causal da doença da murchidão do pinheiro foi identificado em Portugal, em 1999, na Península de Setúbal e, presentemente, constitui uma das ameaças mais sérias para o pinheiro-bravo, uma das espécies florestais mais importantes em Portugal. Quais os sintomas desta doença? Quais os organismos responsáveis por esta doença? Como é que se alimentam e se reproduzem? Quais as ferramentas utilizadas para os detectar e identificar? Quais as estratégias que estão a ser desenvolvidas para combater este inimigo invisível?

16H00-16H30
“THE DESCENT OF MAN”: NOVA LEITURA
Cristina Barroso Cruz Departamento de Antropologia da Universidade de Coimbra
Em 1859, Charles Darwin deu o primeiro passo na compreensão do processo evolutivo humano. Mais tarde, em 1871, impulsionado pela dinâmica criada com o “On the origin of species”, debruçou-se sobre o Homem procurando encontrar o seu papel na Natureza, exercício do qual resultou o “The Descent of Man, and selection in relation to sex”. Ao longo desta obra, Darwin toca naqueles que são ainda hoje considerados os temas mais importantes para o conhecimento da Evolução humana. Propomos por isso uma “leitura” actualizada e deste livro, eliminando o antropocentrismo e introduzindo conceitos mais actuais. Partindo dos capítulos propostos nesta publicação, pretende-se esboçar o caminho evolutivo do homem, à luz da teoria e da contribuição de Darwin e das mais recentes descobertas científicas desta área.

27 de Novembro CONVERSAS COM CIENTISTAS

14H00-14H30
AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E AS FLORESTAS: UMA PERSPECTIVA (QUASE)- GENÓMICA
Catarina Moura Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa
Nos últimos tempos, todos têm ouvido falar das alterações climáticas, do efeito de estufa e do aumento de CO2. Apesar de esta ser uma questão científica importante, abordada já há várias décadas, só recentemente entrou no panorama político internacional e nas conversas do nosso dia-a-dia. Mas afinal o que são as alterações climáticas? Quais são os gases com efeito de estufa? Qual o problema do aumento da sua concentração na atmosfera? E qual o papel das florestas neste contexto? Por outro lado, quais os efeitos potenciais das alterações climáticas no funcionamento das florestas? Porque é que isso nos interessa? Qual a relação entre alterações climáticas e a evolução de espécies florestais? Tendo em conta o crescente avanço tecnológico e inovações na área da biologia, em que é que a genómica e afins podem contribuir para o tema em debate? Estes são alguns dos tópicos que estarão em cima da mesa, tendo como pano de fundo um caso-estudo sobre os efeitos de CO2 elevado na expressão genética de pinheiro. Tragam mais ideias e vontade de conversar!

15H00-15H30
É POSSÍVEL REGENERAR CÉLULAS DO CÉREBRO?
João Malva Centro de Neurociências e Biologia Celular e Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Nesta conversa serão debatidos aspectos relacionados com a descoberta de células estaminais no cérebro adulto. Serão apresentadas evidências que suportam a existência de um papel fisiológico para as novas células do cérebro, células que emergem nestes nichos neurogénicos (que possuem células estaminais). Por outro lado, serão apresentadas linhas de trabalho que procuram desenvolver novas "ferramentas" para proporcionar novas estratégias terapêuticas das doenças do cérebro. No futuro será possível curar doenças do cérebro com recurso a células estaminais do cérebro?

16H00-16H30
EVOLUÇÃO DA IBÉRIA NO CONTEXTO DA TEORIA DA TECTÓNICA DE PLACAS
Ana Isabel Rola Departamento Ciências da Terra da Universidade de Coimbra
Se desconheces a Rodínia e a Panótia e, se para ti, a Ibéria é apenas uma companhia aérea, então vem ao Museu da Ciência, no dia 27 de Novembro às 16 horas!
Ao longo da sua história, a Ibéria parece ter funcionado, em alguns intervalos de tempo, como uma microplaca, dependente das grandes tensões geradas pelas placas tectónicas contíguas. Para conhecer a sua evolução é muito importante saber olhar para as rochas e compreender o que elas têm para nos contar!

ESPECIAL ESCOLAS

JOGOS E ATELIERS EM EVOLUÇÃO

24 a 27 de Novembro 10h00-17h00
3 euros Marcação prévia

Uma forma diferente de explorar a exposição temporária DARWIN 150, 200!


JOGOS
O VALE DOS PRIMATAS Pré-escolar (5 anos), 1º ciclo e 2º ciclo

DARWIN, PASSO A PASSO 1º ciclo (1º e 2º anos)

QUEM SOU EU? 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

A FALAR É QUE NOS ENTENDEMOS 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

TRIVIAL DA EVOLUÇÃO 2º e 3º ciclos


ATELIERS
MAL ME QUER OU BEM ME QUER? Pré-escolar (3 aos 5 anos)

PERNAS PARA QUE VOS QUERO!? Pré-escolar (5 anos), 1º ciclo (1º e 2º anos)
e necessidades especiais

ESCAVANDO BEM FUNDO... Pré-escolar (5 anos), 1º, 2º e 3º ciclos (7º ano)
e necessidades especiais

ESCONDE-ESCONDE Pré-escolar (5 anos), 1º ciclo

PEQUENOS NATURALISTAS 1º ciclo (2º, 3º e 4º anos)

EVOLUÇÃO DAS PLANTAS 1º e 2º ciclos

DIZ-ME O QUE COMES, DIR-TE-EI COMO ÉS 1º e 2º ciclos

PLANTAS COMILONAS 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

PEQUENOS MONSTROS 1º ciclo (3º e 4º anos), 2º e 3º ciclos (7º ano)

QUEM SAI AOS SEUS… 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

GRANDES GIGANTES DO PASSADO 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

A BELEZA É FUNDAMENTAL? 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

...PARA TE VER MELHOR! 1º ciclo (3º e 4º anos) e 2º ciclo

CADA MACACO NO SEU GALHO 3º ciclo

DESCOBRE O TEU CÉU! ESCOLAS

26 de Novembro 15h00-18h00

O concurso “Descobre o teu céu! Escolas” foi um sucesso nacional! Alunos de todo o país, em conjunto com os seus professores, olharam para o céu nocturno e deram asas à sua imaginação.
Nesta sessão pública de entrega dos prémios, as constelações e respectivas histórias vencedoras serão apresentadas pelos seus autores.
Pode ainda, durante toda a Semana da Cultura Científica, vir descobrir os trabalhos dos participantes, expostos no Museu da Ciência.

ESPECIAL FAMÍLIAS

- Evoluindo de pista em pista

- Sábados no Museu

- Descobre o teu céu! Famílias

- Ciência em família:
Descobre a Evolução

EVOLUINDO DE PISTA EM PISTA
21 a 29 de Novembro 10h00-18h00
Desafia os teus pais para um dia diferente! De pista em pista, vem conhecer melhor a evolução e ver as exposições do Museu da Ciência com outros olhos. Vais ver que vai ser muito divertido!
Preçário geral do museu

SÁBADOS NO MUSEU
QUEM SAI AOS SEUS…
21 de Novembro 15h00-16h30
Quando te ris ficas com covinhas nas bochechas?
Qual a tua comida favorita?
Todos nós temos características herdadas dos nossos pais e outras fruto do meio em que vivemos. Vem descobrir alguns exemplos connosco!
A partir dos 8 anos 3 euros Marcação prévia

MAL ME QUER, BEM ME QUER
28 de Novembro 15h00-16h30
Era uma vez uma flor chamada Maria Papoila...
Vem conhecer a sua história e perceber porque é que as flores e as abelhas são tão amigas há milhares de anos.
Dos 3 aos 5 anos 3 euros Marcação prévia

DESCOBRE O TEU CÉU! FAMÍLIAS
28 de Novembro 16h00-17h00
Também as famílias aceitaram o desafio de descobrir o céu nocturno. Os vencedores serão premiados nesta sessão aberta ao público e teremos oportunidade de conhecer as novas constelações e histórias que inventaram.
Tenha uma tarde diferente e venha descobrir o céu connosco.

CIÊNCIA EM FAMÍLIA DESCOBRE A EVOLUÇÃO
29 de Novembro 11h00-12h00
As suas crianças interessam-se por ciência? Venha partilhar diferentes modos de explorar alguns temas científicos com a sua família, num programa dirigido a adultos e crianças de todas as idades.
A evolução está presente nas mais diversas características dos seres vivos.
Porque é que os ursos polares são brancos? Porque é que os pinguins não congelam? Porque é que o pavão tem uma cauda tão grande? Porque é que a sardinha é branca por baixo? Porque é que há flores? Como evoluiu a nossa espécie?
Vem descobrir como é que a evolução funciona e porque é que os seres vivos são assim, como os conhecemos.
Preçário geral do museu Marcação prévia

Tudo absolutamente imperdível!




No comments: