Thursday, April 08, 2010

DANIEL MOREIRA EXPÕE NO PORTO, NA GALERIA ASVS

Galeria ASVS . Porto . Rua de Santa Catarina, 678
exposição intitulada
Será que tenho histórias para contar... ou escutar?
de
Daniel Moreira,
de 10 de Abril (sábado), pelas 15 horas, até 19 de Maio

Esta exposição revela a fragilidade, a doçura, o amor e a relação com a Natureza, características da raça humana que actualmente e na época que vivemos, em particular, não só parece raro encontrar mas mais raro ainda alguém conseguir inspirar-se em sentimentos e características que, de facto, nos definem a todos, que todos queremos alcançar e que continuamente procuramos.
Os desenhos rápidos, de linhas finas e frágeis e com cores de expressividade subtil, denotam um carácter intimista e uma visão muito pessoal do mundo, do dia-a-dia, de momentos e histórias que podem ser do artista, mas que todos reconhecemos e que se relacionam intimamente connosco, com os nossos pensamentos e sentimentos, com a história ou as pequenas histórias de cada um de nós.
O artista pergunta se será um contador de histórias ou se terá histórias para escutar… Com toda a certeza consigo ouvir as personagens das suas ilustrações, ler a sua história, senti-la, vivê-la… Com toda a certeza terá, também, muitas histórias para ouvir, desenhar e contar a todos os espectadores destes pequenos “pedaços” de humanidade ilustrada, um “escutador” e um contador de histórias nato, que traça sentimentos, colorindo vivências e sentimentos…
Patrícia Encarnação

Daniel Moreira nasceu na Suíça em 1976, vive e trabalha no Porto. Licenciado em arquitectura em 2000, iniciando no mesmo ano um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. É agenciado pela WHO - agência de talentos criativos desde 2007.
O seu trabalho de ilustração/instalação tem sido requisitado por agências de publicidade, publicações nacionais e internacionais e por marcas de relevo com as quais tem colaborado.
Entre prémios de reconhecimento artístico, frequentes participações em exposições colectivas e individuais e intervenções de diversas naturezas, vai afirmando o seu estilo e deixando a sua marca.
Entre alguns prémios nas várias áreas artísticas destaca-se o 2º Prémio (em co-autoria) no projecto do “ Centro de monitorização e interpretação ambiental” Sociedade Viana Polis em Viana do Castelo, 2º Prémio na I exposição de artes plásticas de Celorico de Basto, Prémio pintura no II concurso artes Raya em Monção, o 2º e o 3º Prémio de ilustração no concurso “ILUSTRA“ da Etic, em anos diferentes, o 3º Prémio de desenho a lápis, nos jovens criadores 05 em São João da Madeira e Menção Honrosa em fotografia no Jovens Criadores Aveiro em anos diferentes.

A não perder!

No comments: