Thursday, April 29, 2010

MAZGANI NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA

Centro Cultural e Congressos . Caldas da Rainha . Grande Auditório
Sábado . 1 de Maio . 21h30
Mazgani

Mazgani é um cantautor Luso-Iraniano, que deu início à sua carreira com a edição do álbum "Song of the new heart" no final de 2007 e foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa pela revista Les Inrockuptibles”.

Depois do seu primeiro disco ter sido aclamado pela crítica especializada, em Abril o cantor lançou aquele que é o seu segundo disco de originais, “Song of Distance”.

Contando novamente com a produção de Pedro Gonçalves e Hélder Nelson, Mazgani e seus cúmplices recolheram-se no campo e entre caminhos de cabras e olivais, montaram um estúdio improvisado num dos espaços do CENTA (Centro de Novas Tendências Artísticas), tendo gravado 14 canções em cerca de 10 dias.

A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nú, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, a falta, a queda e a urgência.

A sua música pode ser descrita como uma análise poética dos sentimentos mais profundos na nossa vida: o amor, como uma geografia de desejo e prece;a queda e o sofrimento, a culpa e a solidão, são cantados pela sua voz ímpar, de paixão rara, num profundo anseio pela luz e a transcendência.

Shahryar Mazgani começou a cantar em 2004, com Leonard Cohen, Nick Cave e Tom Waits como alguns pontos de referência da sua voz artística.

Para além da poesia e da intensidade dos seus temas, que já apresentou ao vivo pelo território nacional ao longo destes anos, tanto em actuações a solo como em concertos com a sua banda, Mazgani conta também com uma presença em palco digna dessas referidas referências.

A revista de referência “Les Inrockuptibles”, em França, já deu a sua opinião: Mazgani foi considerado um dos 20 melhores novos artistas musicais da Europa.

No final de 2008, o International Songwriting Competition, onde figuram nomes como Tom Waits e Jerry Lee Lewis no painel de juízes, premiou com o terceiro lugar o tema "Somewhere Beneath This Sky".

Concorreram a esta competição 16 mil artistas de todo o mundo.

2009 foi um ano repleto de actividade: o lançamento do EP "Tell the People" – uma edição Optimus Discos, e a edição internacional "Ladies and gentleman, introducing Mazgani".

Esta colectânea reúne 5 temas do EP “Tell the People” e 5 temas do primeiro álbum, bem como, o tema inédito “Slaughterhouse of Love”.

Este lançamento foi motivo de várias digressões pelo BeNeLux e Escandinávia,

Em Abril de 2010, Mazgani lança aquele que é o seu segundo disco de originais “Song of Distance”.

Contando novamente com a produção de Pedro Gonçalves e Hélder Nelson, Mazgani e seus cúmplices recolheram-se no campo e entre caminhos de cabras e olivais, montaram um estúdio improvisado num dos espaços do CENTA (Centro de Novas Tendências Artísticas), tendo gravado 14 canções em cerca de 10 dias.

A ambição era encontrar a paixão e a verdade de cada desempenho, a vida de cada canção. O resultado é um disco despojado e nú, que expõe uma voz que canta a solidão dos grandes amores, afalta, a queda e a urgência.

Shahryar Mazgani (voz, guitarra); Sérgio Mendes (guitarra); Pedro Gonçalves (guitarra); Victor Coimbra (baixo); Marco Franco (percussão)

É de ir!

No comments: