Saturday, January 21, 2006

ONDE PÁRA A POLÍCIA? (PARTE 2)

Uma semana depois, regressei hoje ao centro histórico de Alcobaça. Relembrando que a falta de respeito de alguns automobilistas pela cidade, pelos seus cidadãos e pelos seus tão desejados visitantes se verifica também noutros locais, e não só no Rossio... Dois desses exemplos são os da Rua Alexandre Herculano e do Largo 5 de Outubro, onde alguns automobilistas, além de circularem e quase atropelarem quem por lá passeia, ainda se dão ao luxo de estacionar em cima de tudo quanto é passeio, reduzindo drasticamente o espaço necessário aos peões... A isto se pode lamentavelmente juntar idêntico procedimento na Rua Dr Brilhante, onde cada vez mais automóveis estacionam no local (devidamente assinalado) nessa rua destinado ao estacionamento dos autocarros que até à nossa cidade transportam os tão ansiados turistas... Já nem no norte de África se vêm destas coisas, não acham?

8 comments:

Jorge Ventura said...

Passei no Sábado à tarde pelo rossio e afinal é pior do que eu pensava.Claramente , aquilo assim não pode ser.Concedendo que tem que se deixar acesso para residentes e comerciantes,ou seja, não se pode fechar completamente, só mesmo com mão pesada da polícia...e quem é que os vai chamar...?

José Alberto Vasco said...

O caso é mesmo muito grave e pode colocar em causa os objectivos fundamentais de toda aquela obra de requalificação urbana... E a verdade nua e crua é que se torna mesmo necessário condicionar rigorosamente o acesso de residentes e comerciantes, não esquecendo também a necessidade de restringir os próprios horários de cargas e descargas para o comércio. Tantos outros países o fazem, sem quaisquer prejuízos para os próprios...

Jorge Ventura said...

E tu que estás mais atento do que eu, sabes se algúem está a pensar fazer alguma coisa?Isto não preocupa mais ningúem, alguma pessoa daquelas que podem mandar alguma coisa....?

José Alberto Vasco said...

Pelos vistos, nem o nosso poder político nem o nosso poder jurídico se parecem preocupar em ajudar Alcobaça a sair da Idade da Pedra neste campo... E quanto aos "movimentos cívicos alcobacenses do costume", penso que também tens noção de que o únco objectivo concreto que os parece mover é aparecer em notícias de jornal... A coisa parece-me mesmo muito grave!

Alcobacense said...

Infelizmente não é um problema exclusivo de Alcobaça, mas como se costuma dizer, com o mal dos outros...
A polícia actualmente em Portugal simplesmente não actua e não cumpre o seu dever. Em todas as nossas cidades se vêem constantemente carros em cima dos passeios e a desrespeitarem tudo quanto é regra. A pouca polícia que anda nas ruas passa e ignora.
Perto da minha casa (fora de Alcobaça) estão constantemente carros estacionados em cima dos passeios e a bloquearem a 100% a passagem. Os peões são obrigados a passar na estrada. A polícia está farta de ser confrontada com a situação e o que é que faz?! Nada!!!
Trata-se de um problema nacional e não local, e é necessário tomar uma atitude urgentemente.

José Alberto Vasco said...

Assim continuam (infelizmente) estas coisas a suceder na nossa cidade, caro Alcobacense. É por isso que todos nós devemos elevar bem alto a nossa voz e protestar, no bom sentido de que estes problemas se resolvam de vez e a vivência da nossa cidade conheça melhores dias, não é? Curiosamente, no passado sábado de manhã, passei lá duas vezes e não vi por lá nenhum carro estacionado. Estarão as coisas no bom caminho?

Alcobacense said...

Concordo. Os Portugueses são muito pacíficos nestas situações e deviam protestar muito mais. Temos de exigir mais!

José Alberto Vasco said...

É claro que todos vamos continuar a levantar bem alto a nossa voz contra estas coisas! Essa será certamente uma das grandes forças da blogosfera e afins...