Monday, October 16, 2006

DEIXEMO-NOS DE MERDAS! TENTEMOS FAZER ALGUMA COISA PELO TIBETE!

Imagens cruéis e revoltantes filmadas por um operador de câmara romeno em 30 de Setembro deste ano estão desde ontem a ser divulgadas em todo o mundo livre, gerando uma clara onda de repulsa por um acto absolutamente selvagem cometido por militares chineses a soldo da quadrilha política que ainda controla ao mílimetro o seu país. Foram mais dois impunes assassínios cometidos sobre tibetanos, acto que infelizmente não se passou apenas naquele dia e naquela hora, sendo tal desplante despótico tristemente vulgar naquele país desde 1950, quando foi militarmente ocupado pela China. Crimes contra a humanidade que ali se têm desde então desenrolado em todos os anos, em todos os meses, em todas as semanas e a todas as horas. A partir dessa cruel invasão, os chineses têm sistematicamente assassinado e expulso do seu país os próprios tibetanos, principalmente os jovens, substituindo-os por população chinesa, via pela qual tentam erradicar não só a população como também a cultura tibetana.
Infelizmente, os governos ocidentais têm enviado esta situação para debaixo do tapete, aliando o seu silêncio cúmplice a uma desbragada negociata com os chineses, que continuam a caminhar a passos largos para dentro de poucas décadas se tornarem a maior economia mundial, domínio que, infelizmente, parece ir continuar a aliar-se e viver de braço dado com a sua ditadura e o seu despotismo
Terá provavelmente chegado a hora em que deveremos dizer basta! de um modo muito forte aos selvagens que governam a China, tentando infuenciar os governantes e as populações do chamado mundo civilizado contra aqueles déspotas asiaticos. Não estou a propor que seja declarada guera à China (embora a vontade para isso não me faltasse...), mas que lhe sejam impostas as condições políticas e económicas ainda possíveis para tentar travar o seu despotismo.
Termino este post publicando dois endereços cibernáuticos pela consulta dos quais os simpáticos visitantes deste blogue poderão não só saber muito mais coisas sobre o Tibete, os tibetanos e a sua actual situação, como também começar a tentar fazer alguma coisa pela libertação e salvação daquele país e daquele martirizado povo.
O primeiro desses sites é o do governo tibetano no exílio, cujo endereço é:
http://www.tibet.com
e o outro é o site da campanha pela libertação do Tibete, dos tibetanos, da sua civilização e da sua cultura:
http://freetibet.org
Façamos então alguma coisa por aquele país e por aquela gente!

2 comments:

Alcobacense said...

O problema é mesmo esse... É a China a cometer tais atrocidades. Se fossem os Estados Unidos não se ignorava certamente a situação e era criado um alarido enorme...

José Alberto Vasco said...

Poderá, infelizmente, ser um caso idêntico ao que se passou com os Cátaros, quando no século XIII viram a sua "civilização" e a sua população extintas por uma cruzada ordenada pelo Papa Inocêncio III... Neste caso é a população do Tibete e a sua cultura que, dia a dia, mimuto a minuto, continuam a ser sistematicamente extintas pelos seus opressores chineses. O caso é mesmo grave, caro Alcobacense, e há necessidade de o Ocidente mandar o negócio para trás das costas em defesa da liberdade de viver dos tibetanos e de todos nós. Quem nos diz que depois do Tibete não poderemos ser nós mesmos o alvo da indistinta tirania chinesa?