Monday, October 02, 2006

SAMUEL JERÓNIMO/ RIMA- A MÚSICA COMO EXCESSO DE TRANSPARÊNCIA E DE LEVEZA

Quando ouvi pela primeira vez a música do Samuel Jerónimo quase instantaneamente me apercebi de que entre as suas mais revigorantes inspirações e influências musicais avultavam declaradamente as da pop progressiva e da música minimal, por si subliminarmente mimetizadas em incontornáveis vultos daquelas tipologias musicais ou na magnetizante sonoridade das emblemáticas orquestras de gamelão do Bali. Em 2004, a edição da sua primeira produção discográfica em nome próprio não só me avivou essa sensação como me confirmou que todo o seu trabalho artístico era dinamizado por aquele intelectivo “excesso de transparência e de leveza” de que falava António Ramos Rosa num seu prodigioso poema da década de 1980… A evolução criativa do Samuel Jerónimo conduziu-nos agora a uma sua nova e estimulante produção discográfica, cuja ambiência reafirma e renova o inventivo percurso artístico de um músico cuja arte compositiva se continua a reformular a um ritmo com tanto de metódico como de arrojado.
Nesta sua nova produção artística agora lançada em C.D., sob o sugestivo título Rima, Samuel Jerónimo encaminha o seu discurso musical através dos quase imperceptíveis parâmetros de um suposto conflito criativo entre modernismo (passado-presente) e pós-modernismo (presente-futuro), relacionando dialecticamente a sua escrita musical numa criativa síntese entre o “mito do eterno retorno” de Nietzsche e a “reconstituição da noção do ser” de Heidegger. Rima é uma peça musical composta e interpretada em quatro partes, ou melhor escrevendo, em quatro versos entre si relacionados. A verdade nua e crua é que o que este C.D. nos apresenta é a prova clara e transparente de que a arte de Samuel Jerónimo continua a evoluir denunciando uma sua ininterrupta evolução no sentido músico-filosófico, evidenciada em cada sua nova nota ou em cada seu novo acorde…
Regressando ao sentido e ao sentir do mesmo poema de António Ramos Rosa, não me coíbo de aqui especular e intuir que a dotada escrita musical de Samuel Jerónimo não vai parar por aqui, continuando a tentar sempre assumir a cada instante a procura desse “momento único” que “não surge” ou “talvez nunca venha a surgir “, continuando a compor “na expectativa desse momento” em que a sua palavra musical poderá “dizer as cores, a doçura, o perfume que transforma o exílio no claro paraíso do silêncio”, ou seja, atingir os píncaros da genialidade! Neste seu novo CD Rima, a música electroacústica de Samuel Jerónimo revela uma (muito) maior maturidade e uma (muito) mais cuidada sintetização de ideias, demonstrando uma clara evolução work in progress a ter (muito) em conta no futuro da música culta contemporânra portuguesa. Vontade e empenho para novas conquistas são atributos que parecem continuar a não faltar ao Samuel Jerónimo!

No comments: