Prevê-se um autêntico fim-de-semana de luxo na quarta semana do Cistermúsica 2007. Na noite de sábado, 16 de Junho, às 21 e 30, o emérito tubista alcobacense Sérgio Carolino regressa ao Festival de Música de Alcobaça pela porta grande, oito anos depois de se ter estreado no festival integrando o Quinteto Português de Metais. Desta vez, Sérgio Carolino inicia o programa de cartas brancas a músicos alcobacenses, no grande auditório do Cine-Teatro de Alcobaça, com um programa que incluirá (nem mais nem menos!) cinco composições a si dedicadas em estreia mundial e uma em estreia ibérica, em que será acompanhado pelo quarteto de saxofones Saxofínia (que integra o saxofonista alcobacense Mário Marques), pelo vibrafonista Jeffery Davis e pelo pianista Mico Nissim... A primeira parte desse espectáculo incluirá Mr. S.C., de Elizabeth Raum; Danças Para um Amigo, de Jim Self (ambas para tuba solo, vibrafone e quarteto de saxofones) e Jazzi-Metal, de Carlos Azevedo (para tuba e quarteto de saxofones). Quanto à segunda parte do concerto, ela será integralmente dedicada a composições de Mico Nissim, começando por Sighs and Kisses (para quarteto de saxofones) e continuando com Mirages Contraints, Figures Libres (para tuba e piano) e Faffares Étranges (para tuba solo, quarteto de saxofones e piano).
No domingo, às 18 horas, o Cistermúsica regressa à nave central do Mosteiro de Alcobaça, acolhendo um dos mais famosos agrupamentos corais do mundo: o The Orlando Consort. Sob o título/tema O Apelo da Fénix: Música Sacra do Século XIII ao Século XV, o The Orlando Consort interpretará composições de autores como John Dunstaple, Roy Henry, John Pyamour, John Plumer, John Trouluffe e Walter Lambe, entre outros, confirmando a vocação do festival para acolher notáveis agrupamentos do género nos últimos anos(The Hilliard Ensemble, The Tallis Schollars, Capela Joanina).
Promete ser um fim-de-semana musical inesquecível em Alcobaça, aqui ficando o desejo de que os alcobacenses acorram (quase) em massa a estes espectáculos!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment