Saturday, June 23, 2007

HOJE SERÁ NOITE DE FESTA DA ACADEMIA DE MÚSICA DE ALCOBAÇA NO XV CISTERMÚSICA

A noite de sábado, 23 de Junho, do XV Cistermúsica, ficará assinalada pelo espectáculo que se iniciará às 21 e 30 no Cine-Teatro de Alcobaça. Esse espectáculo será uma Festa da Academia de Música de Alcobaça, consistindo na audição final dos melhores alunos e das classes de conjunto da Academia de Música de Alcobaça, contando também com a participação especial das classes infantis e dos cursos livres. A entrada será livre e afesta promete durar enquanto houver ânimo e força na alma!
Aproveitamos para aqui deixar um pouco de História da Academia de Música de Alcobaça: A Banda de Alcobaça (entidade tutelar da Academia de Música de Alcobaça) surgiu como um agrupamento musical composto apenas por instrumentos de metal. Chamava-se Fanfarra Alcobacense e extinguiu-se pouco tempo antes da fundação da Banda. A sua actividade durou de
1900 a 1912, tendo alcançado um alto nível artístico-musical, que lhe valeu o honroso título de Real Fanfarra Alcobacense concedido pelo rei D. Carlos e pela rainha Dona Amélia.
Fundada em 19 de Março de 1920, a Banda de Alcobaça levou, durante 40 anos, a sua música a
inúmeras localidades, tendo actuado numa vasta área do território nacional. Depois de um
interregno de 28 anos, a Banda voltou à actividade em Janeiro de 1985, graças ao empenho de um grupo de Alcobacenses que, para o efeito, criou uma escola de música. Esta veio a dar resultados bastante positivos, pois para além de ter formado músicos para a Banda muitos destes seguiram os seus estudos no Conservatório Nacional. Desde o seu ressurgimento a 30 de Novembro de 1985, a Banda de Alcobaça tem vindo a afirmar-se no panorama musical português devido ao repertório executado, mais próximo de uma orquestra de sopros ou mesmo de uma banda sinfónica do que de uma banda filarmónica tradicional, e à qualidade dos seus jovens músicos, que foram concluindo a sua formação musical. Por outro lado, nos últimos anos a principal prioridade tem sido a formação através da Academia de Música de Alcobaça, escola de música oficialmente reconhecida pelo Ministério da Educação desde o ano lectivo de 2002-2003, como escola especializada no ensino da música (vulgo conservatório).
Actualmente, a Academia conta com cerca de 100 alunos e 22 professores responsáveis pelos
vários cursos:
- Cursos Oficiais, nos regimes Articulado e Supletivo
- Cursos de Sensibilização à Música
- Cursos de Iniciação
- Cursos Livres
- Cursos Preparatórios
Para além das actividades lectivas, a Academia de Música de Alcobaça organiza, desde 2002, o
Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça, pretendendo, com este festival, proporcionar, não só à população de Alcobaça, mas também aos seus alunos a possibilidade de ouvirem alguns dos melhores intérpretes nacionais e de assistirem à estreia de obras de compositores portugueses. Este festival oferece ainda a oportunidade de os alunos participarem em actividades complementares à sua formação, tais como conferências, seminários ou masterclass, sendo considerado um dos melhores festivais de música erudita realizados em Portugal. Em 2004, a Banda de Alcobaça abriu o curso de dança (ballet) que conta com 50 alunas, iniciando
assim um novo projecto: a Academia de Dança de Alcobaça, escola oficial de dança para a qual já
foi pedido reconhecimento oficial. Já este ano, a Banda de Alcobaça, através da sua Academia de Música, ficou responsável pelo ensino da música no 1.º ciclo no concelho de Alcobaça, projecto que abrange cerca de 2000 alunos.
Pelo menos hoje á noite teremos um espectáculo do Cistermúsica cheinho de alunos da Academia de Música de Alcobaça!

No comments: