Thursday, June 21, 2007

TEJO TOUR DE MANUEL JOÃO VIEIRA E DOS SEUS CORAÇÕES DE ATUM COMEÇA A 23 NO MAXIME E ACABA A 29 NO INCRÍVEL CLUB DE ALMADA

A Corações de Atum Tejo Tour anima o final deste mês de Junho de 2007 e nela estarão de alma e coração (de atum) o grande e imparável Manuel João Vieira e os seus (musicais) sequazes Nuno Ferreira, João Custódio, Marco Franco e Rui Caetano. Essa original digressão tem (apenas) duas datas marcadas, facto que certamente as vincará como duas datas (mesmo) históricas. No sábado, 23 de Junho, os Corações de Atum iniciam a sua Tejo Tour no Cabaret Maxime, em Lisboa, encerrando-a na sexta-feira seguinte, 29 de Junho, no Incrível Club, em Almada. É mesmo uma digressão incrível, não é?
Era uma vez um atum muito esguio e vivaço que gostava de nadar no Tejo. Quem o visse a perseguir alegremente os cacilheiros, não podia imaginar que o nosso simpático amigo tinha um dilema que dilacerava a sua existência. Ao nadar entre o Ginjal e o Arsenal, ele não sabia de que margem do Tejo gostava mais. Cacilhas tinha mil encantos: as marisqueiras, a praia das lavadeiras, as mulheres bonitas no passadiço dos barcos, os liambistas e os pescadores da beira-rio, e a sujidade; muita sujidade… Mas Lisboa também lhe agradava: Também tinha marisqueiras, a praia do cais do Sodré, as mulheres bonitas no passadiço dos barcos, os liambistas e os pescadores da beira-rio, e sujidade; muita sujidade…

E assim andava este atum, dividido entre Lisboa e a outra banda. Por esses tempos, junto ao mercado da Ribeira, um primo ofereceu-lhe um cavaquinho e disse-lhe: — Agora não fiques aí o resto da vida a tocar na banda de cá. Também tens que ir tocar ao outro lado! O nosso atum ficou radiante. Assim podia dividir o seu amor pelas duas margens de maneira igual! Foi tanta a sua felicidade que a meio da travessia compôs a seguinte canção:

Quem vem e atravessa o rio
Junto à seca da portagem
Vê o alvo casario
Que se estende até Belém

Quem te vê ao vir da ponte
Do Ginjal até Almada
Chaminés são o horizonte
Da margem sul, minha amada

Este Junho é sublime
Não há mal que me derrube
Toco a 23 no Maxime
E a 29 no Incrível Club!

No comments: