Tuesday, July 03, 2007

JORNAL: UM FIM COM DIGNIDADE! - UMA INTERESSANTÍSSIMA EXPOSIÇÃO DO ALCOBACENSE ANTÓNIO SOARES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA

A minha rua, ou seja, a rua de Alcobaça onde vivi a maior da minha vida, continua a ser uma surpresa no que respeita à criatividade artística de muitos dos seus moradores. Essa rua é a Avenida João de Deus e lá conheci artistas como o poeta Levi Condinho, o romancista Albino Serrano ou a Sónia Tavares dos The Gift, entre outros. Hoje mesmo, numa minha visita à Biblioteca Municipal de Alcobaça descobri mais um interessante artista da minha rua. Chama-se António Soares, nasceu em 1932 e já o conheço praticamente desde quando eu era miúdo. Muitas vezes privei com ele, de um ou de outro modo, mas a verdade é que até hoje não lhe conhecia a veia artística. É ele, o António Soares, o autor de uma exposição hoje inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal de Alcobaça. Essa exposição intitula-se Jornal: Um Fim Com Dignidade! e deparar com a sua criatividade foi para mim a grande surpresa da semana! Nessa exposição de arte de representação visual o António Soares cria e recria inspiradamente os seus desenhos e pinturas sobre cartazes e textos de jornal ou revista, com uma arte e uma contemporaneidade verdadeiramente surpreendentes. Fiquei fã logo à primeira vista! Informou-me ele, que tem impulsionado essa sua arte desde que se reformou, tendo mesmo frequentado o Curso de Pintura há alguns anos dirigido por Maria Augusta de Sousa na efémera, mas não menos importante, Academia de Cultura de Alcobaça. E posso aqui garantir que esses estudos foram complementados por uma apurada visão artística, o que se pode confirmar nesta sua exposição.
A exposição Jornal: Um Fim Com Dignidade! de António Soares estará em exibição na Biblioteca Municipal de Alcobaça entre hoje (3) e 28 de Julho e ela representa, além de uma aliciante série de trabalhos de arte de representação visual, uma autêntica lição de como se pode viver animadoramente o nosso período de reforma... Merece não apenas uma, mas várias visitas!

No comments: