Thursday, July 19, 2007

MATERIAIS ORTOPÉDICOS RESULTANTES DA CAMPANHA DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PROMOVIDA PELO PELOURO DO AMBIENTE DA CMA SÃO ENTREGUES AMANHÃ

A cerimónia de entrega de materiais ortopédicos resultantes da Campanha de Recolha de Resíduos Sólidos promovida pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça decorre amanhã, sexta-feira, 20 de Julho, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Alcobaça. Foi uma boa ideia e os seus resultados foram excelentes.
Os prémios serão entregues a Marco António, criança de sete anos, residente na Benedita, que receberá uma cadeira de rodas e duas talas de imobilização tíbio-társica, e a José Belo, Presidente do CEERIA, instituição à qual será atribuída uma cadeira de banho e uma cadeira sanitária.
A Campanha de Recolha de Tampinhas de Plástico, realizada pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça, no âmbito do projecto anual de Educação Ambiental, com escolas concelhias, foi um sucesso. O resultado final está à vista, e contabilizaram-se cerca de 2400 garrafões de tampinhas, que foram convertidos em materiais ortopédicos para os utentes do CEERIA - Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça, e para Marco António, uma criança de sete anos, residente na Benedita (uma cadeira de rodas e duas talas de imobilização tíbio-társica). Actualmente as tampinhas revertem para um doente residente nos Ganilhos, única necessidade concelhia de que o Pelouro do Ambiente é conhecedor, tendo já sido entregues para esta causa, 300 Kg de tampinhas.
Outras campanhas de resíduos sólidos promovidas pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça: Este ano lectivo, para além da recolha de tampinhas de plástico, foi também lançado à rede escolar o desafio de recolha de artigos informáticos inutilizados e /ou obsoletos e de recolher óleos alimentares. As expectativas criadas em relação à recolha de artigos informáticos foram excedidas, e cerca de 25 entidades tiveram um papel activo no concurso, entregando artigos de 43 tipos em grandes quantidades ( mais de 4300 unidades). Esta tarefa contou com o apoio e cooperação dos técnicos do Gabinete de Informática da Câmara Municipal, que procederam à recolha dos materiais nas escolas, bem como à identificação e triagem de alguns dos artigos recebidos. Ocupam os lugares vencedores as Escolas EB1 de Casal Pardo, EB 1 de Aljubarrota e a Associação de Bem-Estar e Tempos Livres de Martingança, que serão contempladas, individualmente, com um equipamento multifunções. Este material era uma necessidade transversal às entidades vencedoras. À campanha de recolha de óleos alimentares aderiram apenas quatro entidades, das sete inscritas no concurso que, conjuntamente, recolheram 110 litros de óleo alimentar já utilizado.
O futuro destes programas de educação ambiental promovidos pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça: Tem agora início uma nova campanha de recolha de rolhas de cortiça, material com usos múltiplos para área da construção civil, habitualmente desperdiçado pela população. A recolha destes resíduos torna-se um hábito com um custo individual mínimo, sendo um gesto que se reverte de grande utilidade ambiental e social. Neste contexto, no início do próximo ano lectivo as campanhas de recolha serão novamente lançadas à rede escolar, e serão acompanhadas de acções de sensibilização ambiental centradas na pertinência da recolha deste resíduos e do seu devido encaminhamento (de forma
a torná-los novamente úteis, poupando recursos naturais e energia no seu fabrico). O Pelouro do Ambiente pretende alargar estas campanhas aos munícipes, e actualmente equaciona o melhor formato para tal. Entretanto, os resíduos podem ser entregues nos Serviços Técnicos da Câmara Municipal, na Rua da Liberdade, em Alcobaça.
É claro que o Nas Faldas da Serra está de alma e coração com estes projectos e tira o chapéu ao Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça!



No comments: