Wednesday, January 09, 2008

BEDETECA DE LISBOA APRESENTA -HONEY TALKS-, BANDA DESENHADA INSPIRADA EM PLACAS DE COLMEIA PINTADAS

Neste começo de 2008, Lisboa vai receber a exposição de originais de Honey Talks: banda desenhada inspirada em placas de colmeia pintadas,inaugurada a 12 de Janeiro.

Tendo essa exposição já viajado por quase toda a Europa, Honey Talks é um projecto editorial de banda desenhada, materializado numa bela caixa de livros editada em 2006 pelo colectivo esloveno Strip Core. Este colectivo edita igualmente a revista Stripburger e várias antologias temáticas como a Stripburek. Estas publicações recolhem e promovem a produção de banda desenhada dos países da Europa de Leste. No Salão Lisboa 2003 esteve patente uma exposição de autores de leste, produzida por este colectivo. Como o subtítulo indica, as bd’s são inspiradas nas pinturas realizadas em painéis de madeira que decoravam as colmeias. Estas pinturas fizeram parte de uma tradição eslovena de arte popular, entre os finais do século XVIII e meados do século XX. Os apicultores pintavam os painéis que protegiam as colmeias com motivos de vária ordem, aparentemente, diziam, para as abelhas reconhecerem a sua respectiva colmeia. A apicultura era um negócio rentável e quem tivesse as pinturas mais brilhantes representava, no mundo rural, uma maior prosperidade. Os temas eram religiosos, seculares, caricatura de costumes, animais bizarros ou cenas históricas, pintadas de uma forma “bruta” ou naïf, pelos proprietários das colmeias. Esta tradição de dois séculos persiste no imaginário colectivo e, actualmente, os painéis de colmeias pintados ainda existem na Eslovénia, sob a forma de artesanato, reproduzindo-se réplicas pintadas à mão a partir dos originais expostos no Museu Etnográfico do país.
Pakito Bolino, mentor do colectivo francês Le Dernier Cri e coleccionador de excentricidades culturais, numa visita a um mercado em Liubliana ao descobrir estas réplicas sugeriu que se podiam fazer bandas desenhadas baseadas nestes elementos pictóricos e nas histórias contadas. Dito e feito: o colectivo Stripcore concretizou este curioso projecto, repetindo uma fórmula do passado, através da edição de uma caixa que inclui uma série de livros de bd de vários autores de diferentes nacionalidades – tal como aconteceu com os dois volumes do Mini-Burger.
Os dez autores seleccionados, cujos originais poderão ser vistos entre 12 de Janeiro e 29 de Fevereiro na sala de exposições da Bedeteca de Lisboa, foram a alemã Anke Feuchtenberger, também presente no Salão Lisboa 2003, o francês Matthias Lehmann, editado em Portugal pela Polvo, os eslovenos Jakob Klemencic, editado pela Polvo, mas também pela revista Quadrado e pela Associação Chili Com Carne, Koco editado na revista Quadrado, Matej Lavrenčic, editado na revista Quadrado, a israelita Rutu Modan, do colectivo Actus Tragicus, o holandês Marcel Ruijters , editado pela Polvo, o húngaro Milorad Krstic, o croata residente nos EUA Daniel Zezelj e o sérvio Vladan Nikolic. Os autores basearam-se nas imagens cedidas pelos Museu Etnográfico Esloveno e Museu da Apicultura de Radovljica para realizarem as suas reinterpretações pós-modernas. Na exposição poderão ainda ser vistas réplicas dos antigos plainéis de colmeias, novos painéis pintados por autores eslovenos, uma curta-metragem de animação de Matej Lavrenčič e pequenas esculturas de Andrej Štular e Petra Stare. Na inauguração, dia 12 de Janeiro, às 17 horas, estarão presentes Jakob Klemencic e o editor da Stripburger, David Kracan, para uma apresentação dos projectos da Stripcore e para troca de experiências com os interessados.

Esta exposição é patrocinada pelo Ministério da Cultura da Eslovénia, simpático país recheado de artistas muito criativos. Valerá certamente a pena uma deslocação à Bedeteca de Lisboa para ver aquela coisa: Honey Talks!


No comments: